Você sabe como fazer a alocação de capital em uma empresa? Essa costuma ser uma dúvida recorrente entre os gestores, uma vez que se trata de um grande desafio profissional e que conta com diferentes contratempos.

Adotar boas práticas é imprescindível para obter os melhores resultados. No entanto, você sabe quais são elas?! Pensando em ajudar você, preparamos este post com as melhores dicas sobre o tema!

Tem interesse pelo assunto e quer descobrir como a alocação de capital deve ser realizada em uma companhia? Então continue a leitura do artigo e confira os detalhes. Não perca!

Quais são os desafios dos gestores na alocação de capital?

O procedimento de alocação de capital pode ser feito por empresas ou fundos de investimentos, sendo que, independente da natureza do negócio, as decisões devem ser realizadas de forma planejada.

Um dos maiores desafios é determinar um tipo de alocação, uma vez que é necessário fazer uma comparação entre o retorno desejado com o custo de oportunidade de capital.

Isso ocorre porque o retorno financeiro do capital investido deve, ao menos, proporcionar um retorno mais vantajoso do que os ganhos obtidos em alocações de menor risco, afinal, o seu principal objetivo é alocar o capital corretamente para gerar o máximo de riqueza possível.

Nesse sentido, o gestor deve fazer uma gestão inteligente e contar com inteligência de mercado, pois muito do fracasso ou do sucesso de uma organização tem relação com as suas decisões de alocação de capital.

Para contornar essa situação, o gestor deve considerar diferentes pontos no momento em que for decidir o que deve ser realizado com os recursos reunidos ou captados pela companhia.

Quais são as melhores práticas na tarefa de alocação de capital?

A fim de realizar a melhor alocação, os gestores devem analisar as opções de aplicação, mapear a viabilidade das alternativas de investimento disponíveis e, ainda, observar os efeitos de cada uma das opções sobre os resultados da companhia.

São algumas das boas práticas na tarefa de alocação de capital que podem ser adotadas pelos gestores:

  • fazer investimentos em iniciativas de crescimento;
  • realizar a compra e a venda de ações;
  • buscar pela incorporação de outras companhias por meio de compras ou fusões;
  • aumentar o orçamento destinado à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento;
  • optar pela construção de novas unidades de produção;
  • entre outros.

Que tipo de curso pode ajudar a definir a alocação de capital na empresa?

Como vimos, a alocação de capital exige inteligência técnica e emocional por parte do gestor. Por isso, é importante que quem deseja atuar na área estude de maneira aprofundada antes de agir.

Nesse sentido, a melhor alternativa costuma ser optar pelos cursos de especialização que são voltados para a capacitação desse tipo de profissional. Além disso, é recomendado escolher uma instituição que tenha como objetivo, além de transmitir conhecimentos práticos, o aprimoramento de soft skills.

Como tornar a alocação de capital estratégica na empresa?

Uma boa alocação de capital possibilita que os objetivos financeiros da companhia se concretizem e reduz a chance de grandes perdas afetarem o seu capital. Para obter esse resultado estratégico, é preciso que a organização faça uma diversificação inteligente.

Nesse sentido, quando não se assume riscos, o retorno costuma ser baixo. Por outro lado, ao adotar riscos excessivos, a chance de perdas aumenta. Assim, a alocação de capital estratégica anda em conjunto com a diversificação de ativos.

Agora que você já sabe como a alocação de capital deve ser feita em uma empresa, não deixe de considerar os pontos que apresentamos e, se o seu objetivo é atuar, na área se lembre de que uma boa capacitação é capaz de ajudá-lo.

Gostou deste post? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso a todas as nossas novidades!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.