Sabemos que o mundo dos negócios envolve riscos e incertezas, então como dar o próximo passo para o crescimento da sua empresa com segurança? A dica é se valer de ferramentas que possam prever cenários e até revelar tendências, como as análises preditivas.

Trata-se do uso da tecnologia para analisar os dados da organização e, dessa forma, auxiliar na tomada de decisão e definição de estratégias para melhorar os resultados a curto, médio e longo prazo.

Quer entender mais sobre esse tema, principalmente em relação ao impacto positivo que traz para as empresas? Acompanhe nosso post!

Tomada de decisões: o uso do modelo preditivo

Com as inovações tecnológicas, seu negócio já pode contar com sistemas de Machine Learning e Big Data, que podem prever o futuro. Dessa maneira, dá para fazer um modelo preditivo a partir da identificação de padrões de dados da sua empresa. Isso pode ajudar o gestor a se preparar para novos cenários, modificando processos, produtos e serviços, ou ainda identificando tendências de mercado e consumo.

Assim, as análises preditivas podem auxiliar a desenvolver um novo produto, a investir na expansão do negócio, a decidir se é hora de trocar de fornecedor de matéria-prima, entre outras questões. Nesse sentido, dá para perceber que sua empresa não pode ficar de fora da cultura da inovação para se destacar no mercado.

Auxílio no alinhamento de demandas

Como saber se é o momento de aumentar a produção, contratando mais funcionários? Como não correr o risco de ficar com o estoque parado? O modelo preditivo pode alinhar o ritmo das suas atividades considerando seu histórico de vendas de acordo com cada período.

Com isso, é possível se preparar para situações de crise ou de aumento da demanda com meses de antecedência. Com as informações da análise preditiva, o gestor pode adquirir os insumos em maior quantidade para uma época mais aquecida, o que vai ajudar na negociação de descontos com fornecedores e no dimensionamento da equipe.

Identificação de problemas nos processos

O modelo preditivo pode ser utilizado para rever os processos do seu negócio, identificando etapas problemáticas, por exemplo. A tecnologia vai analisar dados, como a demora em alguma fase da produção ou o feedback de clientes, apontando o que precisa ser revisto no ciclo de trabalho. Assim, vai contribuir para uma gestão empresarial eficiente.

Relacionamento com os clientes

Sua empresa pode analisar o comportamento dos seus clientes, como navegações na web, uso das redes sociais, hábitos, dados demográficos, transações que realizam e outros aspectos, com o modelo preditivo.

Dessa forma, você pode trabalhar para atender aos interesses desse público, inclusive com ações de marketing, estreitando o relacionamento e aumentando as vendas.

A análise de um grande volume de dados da sua empresa vai render insights valiosos para o planejamento. Não deixe de contar com as análises preditivas para definir estratégias mais certeiras para o crescimento do seu negócio.

Gostou de saber como a tecnologia de dados pode impulsionar os negócios? Confira outros posts com essa temática: é só seguir as nossas páginas no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram!

Quero indicar um amigo