A era digital está mudando o nosso modo de produzir e de nos comunicar. A tecnologia está presente em vários setores, exigindo que os profissionais entendam o universo das máquinas e dos softwares para que possam trabalhar com mais eficiência. Nesse contexto, torna-se imprescindível aprender programação para tirar proveito de uma série de ferramentas tecnológicas.

É preciso entender a lógica dessa linguagem e, com isso, lidar com a resolução de problemas de uma maneira inovadora.

Quer descobrir os benefícios de conhecer a programação para a sua carreira? Então acompanhe este post e saiba também quais profissões são impactadas por essa forma diferenciada de pensar, chamada de pensamento computacional.

Por que aprender programação?

Talvez você esteja estranhando relacionar o aprendizado da programação a profissões que não se envolvem diretamente com a criação de tecnologias e sistemas, como desenvolvedores de sites, aplicativos ou jogos.

Ninguém precisa lidar essencialmente com programação para entender o funcionamento dessa linguagem. Aprender o pensamento computacional será uma competência exigida dos profissionais do futuro para que possam aplicar as habilidades em seus trabalhos, melhorando sua produtividade e se destacando no mercado.

Isso acontece porque a programação desenvolve a lógica e a resolução de problemas, auxiliando o profissional a encontrar soluções criativas para os seus projetos. É uma maneira de tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática, trazendo mais eficiência e inovação à sua produção.

Mesmo que você não venha a criar um novo sistema, ter esse conhecimento pode ajudar a utilizar melhor os softwares já existentes e que têm relação com a sua área.

Outro ponto é que as relações de trabalho na era digital estão passando por mudanças, por isso é imprescindível estar a par do funcionamento das novas tecnologias.

Quais profissões são impactadas pela programação?

Veja a seguir como algumas profissões podem ser beneficiadas pelo conhecimento em programação.

Profissionais de marketing

Aprender programação na área do marketing pode inovar a maneira de definir e exibir o conteúdo na web, melhorando até mesmo o posicionamento da informação em motores de busca, como o Google. Esse conhecimento também permite a criação de meios para extrair com mais eficiência os dados sobre os clientes, melhorando sua experiência e jornada de compra.

Profissionais de Direito

Advogados podem extrair o melhor dessa linguagem para facilitar seu trabalho. Por meio da programação é possível entender melhor o funcionamento de softwares que escrevem petições sozinhos, por exemplo, ou até mesmo fazer a consulta de processos em segundos, reduzindo o tempo gasto nessas tarefas e dedicando-se a atividades mais complexas.

Designers de produto e UX

Os designers de produto e UX que saibam programar podem entregar uma melhor experiência ao usuário. Eles passam a ter um controle total do seu projeto, desde o protótipo até o entendimento de como as animações e transições vão se comportar. Desse modo, conseguem inovar e conquistar oportunidades melhores no mercado.

Médicos

Até a área da saúde está sendo impactada pela programação. Os médicos e outros profissionais da saúde podem, a partir do histórico de milhões de pacientes, fazer um estudo sobre a previsão de doenças e efetividade de tratamentos, utilizando a inteligência das máquinas para interpretar a incidência dos casos, por exemplo.

Se você quer se preparar para o futuro, precisa aprender programação. Mesmo que não atue diretamente com o desenvolvimento de tecnologias, pode fazer um trabalho de melhor qualidade ao entender o que está por trás dessa linguagem e seus códigos.

Que tal entrar no mundo do pensamento computacional? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas também entendam a importância de desenvolver essa competência!

Quero indicar um amigo