No mundo da tecnologia, alguns termos são muito utilizados — como é o caso do back end. Seja em artigos sobre o tema, seja em vagas de emprego anunciadas na web, certamente, você já se deparou com esse em específico. Mas sabe o que ele significa?

Trata-se de uma arquitetura de desenvolvimento. O profissional que se especializa nessa função fica responsável pelos bastidores de um produto. Tomando como base a regra do negócio, ele trabalha com os códigos, testes de funcionalidade e a programação em si.

Mas você compreende o que está por trás das oportunidades em back end e como se tornar um desenvolvedor nessa frente? Continue a leitura e descubra!

Quais são as oportunidades de mercado para back end?

Com uma remuneração média que ultrapassa os R$ 4,3 mil, o mercado de tecnologia é bastante movimentado e suas atuações estão sempre entre as profissões do futuro. Empresas de todos os portes e segmentos buscam esse profissional, uma vez que ele é fundamental para a segurança dos dados e para fazer as aplicações rodarem.

Uma área de atuação que está em alta é a que envolve o desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Com o crescente uso desses dispositivos, o mercado precisa de profissionais que saibam programar e tenham noção de negócio para a criação desses produtos.

Ainda, quando o desenvolvedor investe em conhecimentos técnicos e no aprendizado de outras línguas, como o inglês, abre as portas para uma atuação no exterior também. A realidade é que muitos profissionais de TI deixam o Brasil todos os anos por excelentes oportunidades em outros países, como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Portugal etc.

Qual é o perfil desse profissional?

Viu só como as oportunidades para back end são vantajosas? Logo, se você deseja seguir carreira na área, saiba que existe um perfil profissional esperado pelo mercado. Não se preocupe, mesmo que não tenha essas características, é possível desenvolvê-las ao longo de sua atuação com a programação. Veja as principais:

  • agilidade;
  • flexibilidade;
  • curiosidade;
  • habilidade de comunicação;
  • noções lógicas para localizar padrões;
  • proatividade.

Como se tornar um desenvolvedor back end?

Além de desenvolver as características que listamos, a carreira em back end exige que o profissional invista em um crescimento contínuo e na busca pela atualização. Afinal, as mudanças do mundo VUCA podem transformar um tema que você domina em uma área desconhecida em poucos dias.

Mas não é só isso. Confira, a seguir, outros passos para se tornar um desenvolvedor nessa área!

Faça uma graduação na área

Por mais que você busque informações por conta própria, é apenas com uma graduação que você terá a formação completa. Afinal, terá contato com o conteúdo básico, mas a partir de fontes confiáveis, de quem já vivenciou os desafios e tendências desse mercado. Além disso, é possível tirar dúvidas e potencializar o networking.

Ainda, se você quiser potencializar o seu currículo e aprender ainda mais, pode investir em uma pós-graduação de curta duração. Assim, também terá chances de desenvolver habilidades de liderança para trabalhar como um tech lead, por exemplo.

Especialize-se nas linguagens ideais

Para trabalhar com back end, o conhecimento em algumas linguagens e frameworks é essencial — a exemplo de PHP, Java, C#, ASP, Node.js, Python e Ruby. Essas são as ferramentas de atuação de um desenvolvedor, para que ele possa criar as engrenagens de uma aplicação.

Conheça os principais bancos de dados

Além das linguagens, o trabalho com banco de dados é algo que potencializa a atuação de um desenvolvedor back end. Dessa forma, podem retornar ao local exato em que o código deu erro e fazer as alterações necessárias para rodar o teste novamente. Nesse sentido, é preciso ter conhecimento de sistemas de gerenciamento, como:

  • MySQL;
  • SQL;
  • Oracle;
  • PostgreSQL;
  • Server.

Como vimos, as oportunidades para um desenvolvedor back end não param de surgir. Quem se dedica e investe em formação, ganha destaque no mercado e conquista as melhores vagas de emprego ou um crescimento de sua carreira dentro da empresa em que trabalha.

Quer saber mais sobre essa arquitetura? Então, confira a nossa oferta do curso Dev Back End e dê um salto na carreira em tecnologia!

Quero indicar um amigo