Uma das expressões que ganhou força no mercado nos últimos tempos é a cultura data driven. Ela surgiu diante do grande volume de dados que circula pela rede, proporcionado pelas redes sociais e outras formas de interação. É nesse cenário que surge o Big Data para pensar no que fazer com toda essa informação.

Como a tecnologia não se faz sozinha, projetos que envolvem dados precisam de profissionais capacitados, com uma visão analítica do negócio e que tenham mentalidade de inovação. Em resumo, é uma área promissora para investir na carreira.

Nas próximas linhas, veremos o papel decisivo do Big Data no mercado e como atuar da melhor forma nessa área. Confira!

Qual a importância dessa profissão?

Como vimos, então, o Big Data é a tecnologia que trata dos dados, desde o seu armazenamento até a sua análise. A profissão, porém, não é destinada a qualquer pessoa, tendo em vista que exige todo um cuidado para transformar essas informações em insights válidos para as empresas e confiáveis.

Mas por que, então, trabalhar com dados? Em um mercado de alta competitividade para profissionais e empresas, aqueles que compreendem seus clientes como um todo para oferecer serviços e produtos personalizados saem na frente. Isso é possível, claro, com o auxílio dessas informações que circulam pela Internet.

Para além de somente trabalhar a retenção dos clientes, os dados analisados e transformados em decisões ainda são capazes de atrair público e realizar um benchmarking mais certeiro. Ainda podemos adicionar à lista de benefícios a prevenção de riscos para as companhias, que veem em tempo real quais ações dão certo e outras que têm indícios de falhas.

Afinal, como trabalhar com Big Data?

Das carreiras em TI mais visadas do momento, o Big Data certamente está entre elas, devido às suas possibilidades de atuação e alta demanda por profissionais qualificados. Veja, a seguir, o que você precisa para atuar nessa área tão promissora!

Saiba onde aplicar a tecnologia

Inovação e empreendedorismo são boas práticas não apenas para criar o próprio negócio, mas para otimizar os resultados daquele em que você já trabalha. Mas, para isso, o uso impensado de tecnologias não funciona como bom aliado — em muitos cenários, pode se tornar até mesmo o vilão.

Então, o ideal é entender como o Big Data pode contribuir para a empresa, em quais áreas específicas e elaborar um plano de implementação. Essa é uma tecnologia que tem certos desafios, principalmente relacionados com políticas de privacidade e LGPD. Garanta a compreensão de todas as esferas e saiba como contornar possíveis problemas.

Tenha bons equipamentos

Embora muitas soluções sejam idealizadas em mente, é preciso contar com equipamentos preparados para trabalhar com dados. Afinal, você terá que instalar softwares de programação e, talvez, mudar o sistema operacional da máquina para melhor atendê-lo. Um computador lento pode prejudicar a sua produtividade e até interferir em seu ânimo para aprender.

Busque a capacitação

A capacitação contínua é o que impulsiona a sua carreira e oferece melhores oportunidades e remunerações. Tratando-se de Big Data, torna-se essencial buscar boas fontes de aprendizado para garantir o entendimento de conceitos e aplicações — um dos primeiros, inclusive, será a diferenciação entre dados estruturados e não estruturados.

Para isso, você pode procurar cursos digitais, que se encaixam mais facilmente em rotinas corridas. Dessa forma, é possível estudar de casa ou do trabalho, nas horas vagas, adicionando boa dose de conhecimento à sua vida.

O Big Data tem suas vantagens notáveis, mas carrega também grandes desafios. É por isso que você precisa se qualificar para estar entre os profissionais atuantes na área, investindo em um aprendizado continuado. Para isso, você pode contar com o apoio da HSM University. Temos ofertas em cursos de curta duração para ampliar seus horizontes profissionais e a Code School, totalmente focada em tecnologia.

Para saber mais sobre como podemos ampará-lo nessa potencialização da sua carreira, entre em contato conosco!