Graças à era digital, o mundo dos negócios tem nas mãos um grande volume de dados que cresce diariamente, o chamado Big Data. Extremamente valioso, ele desempenha um importante papel para que os gestores compreendam inúmeros fatores para corroborar a tomada de decisão nas empresas.

Com dados apresentados efetivamente e analisados de forma ​​adequada, uma organização tem grandes chances de alcançar vários objetivos. Vamos entender o conceito de Big Data e conhecer os seus benefícios para uma organização?

O que é Big Data?

Em síntese, Big Data é uma combinação de todos os processos e ferramentas relacionados à utilização e ao gerenciamento de grandes conjuntos de dados.

O conceito de Big Data surgiu da necessidade de entender tendências, preferências e padrões no enorme banco de dados gerado quando as pessoas interagem com diferentes sistemas e entre si (como no caso das redes sociais).

Vinculado à chamada data science (ou ciência de dados), o Big Data pode ser utilizado como uma importante ferramenta para as empresas descobrirem os clientes mais valiosos, criar novas experiências e incrementar produtos e serviços.

A análise de Big Data é feita usando sistemas de software avançados, que realizam procedimentos analíticos rápidos e eficientes. Isso permite que as empresas reduzam o tempo de análise para a devida tomada de decisão, abandonando pilhas de relatórios e planilhas de Excel.

Essa capacidade de trabalhar com mais rapidez e atingir agilidade oferece uma vantagem competitiva para as empresas, além de reduzir custos.

Onde o Big Data se aplica?

O uso do Big Data foi crucial para muitas empresas líderes superarem a concorrência. Na verdade, encontramos exemplos de uso de Big Data em quase todos os setores, da área de TI até a saúde. Confira alguns exemplos a seguir.

Finanças

Empresas de serviços financeiros, como bancos ou corretoras de valores, adotaram amplamente a análise de Big Data para informar melhores decisões de investimento com retornos consistentes.

Graças a tecnologias correlatas, como Machine Learning (aprendizado de máquinas) e Inteligência Artificial, as soluções de Big Data e as plataformas de gerenciamento de dados para instituições financeiras estão crescendo a passos largos, permitindo, por exemplo:

  • prever desempenho de carteiras e mercados financeiros;
  • aumentar a segurança digital contra o ataque de hackers e fraudes;
  • conseguir informação de Business Intelligence (inteligência de negócios);
  • garantir operações dentro das normas e da legislação.

Gestão Empresarial

O Big Data pode criar muitas novas oportunidades de crescimento e dar origem a uma nova categoria de negócios, seja no setor de serviços, seja na indústria. Grandes fluxos de informações são gerados sobre serviços e produtos, fornecedores e compradores, intenções e preferências do consumidor, processos internos e muito mais.

Com isso, a capacidade de estimar métricas e fazer análises aumenta. Da mesma forma, a alta frequência permite que as empresas testem as suas teorias em tempo real.

Medicina

Os serviços de saúde também são beneficiados com a análise de Big Data. Hospitais, por exemplo, geram uma grande quantidade de dados sobre pacientes, administração de medicamentos, operações, faturamento de seguros, entre outros. Todos esses dados podem ser usados ​​para melhorar a qualidade dos cuidados, procedimentos, exames, remédios etc.

Além disso, com a revolução dos aparelhos digitais, já é possível registrar inúmeros dados sobre diagnósticos, fisiologia, comportamentos e reações que facilitam avanços em pesquisa para tratamentos de enfermidades.

Marketing

Para atrair e fidelizar novos consumidores, cada empresa tem que colocar um esforço extra para atrair o seu público-alvo por meio de suas iniciativas de marketing. Ao analisar o Big Data, os profissionais de marketing conseguem organizar campanhas mais eficientes, poderosas e que geram resultados reais, falando diretamente com o cliente ideal.

Além disso, com a análise de Big Data, é possível descobrir o que a concorrência está fazendo e se as suas estratégias estão funcionando, bem como prever tendências de mercado.

Como você viu, os investimentos em Big Data estão transformando o modus operandi das organizações dos mais diferentes setores. Trata-se de uma das tecnologias recentes mais importantes que não apenas contribuem para melhores operações no mercado, como também possibilitam até mesmo descobertas em diferentes ramos da ciência.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o conceito de Big Data, que tal nos seguir nas nossas redes sociais? Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Quero indicar um amigo