A boa gestão de equipes é a peça-chave de qualquer empresa. É justamente no relacionamento entre colaboradores e gestores que grande parte dos problemas são resolvidos e podemos evitar a perda de tempo e recursos.

Somado a isso, a gestão eficiente também contribui para o aumento da produtividade, além de fidelizar o cliente interno (colaboradores) e fazê-los vestirem a camisa da empresa. Então, o que precisa ser feito para administrar, corretamente, as equipes?

Separamos algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Saiba como dar os feedbacks

O feedback é uma das principais ferramentas de gestão de equipes em uma empresa. Provavelmente você já sabe qual é a importância desse instrumento, não é mesmo? Mas existe um porém: essa troca de informações só funciona se for feita adequadamente.

Os feedbacks precisam ser planejados, feito com cuidado, de maneira objetiva e direta, explicando para o seu colaborador exatamente aquilo que ele precisa escutar. Fazer rodeios, amenizar situações ou poupar elogios durante um feedback pode ser desastroso (e não causar o impacto que deveria).

Compartilhe seu conhecimento

Para que uma empresa possa crescer, ela precisa desenvolver uma cultura de aprimoramento constante e compartilhamento de conhecimento. Assim, o colaborador mais experiente ou mais especializado pode ensinar para os demais membros da equipe sobre os trabalhos.

O primeiro passo para criar esse cenário é o líder. Você, gestor, deve compartilhar seu conhecimento. Ensine para os membros da sua equipe sobre as melhores práticas no trabalho, dê dicas para que eles possam crescer em suas carreiras e construa, diariamente, uma cultura que valoriza o aprendizado.

Dê treinamentos quando necessário

Ainda seguindo a lógica do aprimoramento constante, o treinamento é outro recurso importante que pode ser usado pelo gestor para guiar sua equipe. Esse processo permite que o potencial dos colaboradores seja amplificado.

O mais interessante do treinamento é que ele pode ser cíclico (reciclagem) ou pontual. Assim, você tem a opção tanto de atualizar os conhecimentos dos seus colaboradores e deixá-los mais alinhados à cultura organizacional ou focar no desenvolvimento de alguma habilidade que está em falta e que é necessária no ambiente de trabalho.

Reconheça o desempenho da sua equipe

Reconhecimento é um fator determinante para o desempenho de qualquer pessoa dentro da empresa. São raros os colaboradores que aceitarão trabalhar apenas pelo dinheiro. O salário é importante, mas é o reconhecimento que estimula e leva um funcionário a propor ideias e inovar.

Então, quando você perceber que um colaborador está se destacando, seja por aumentar a produtividade, por dar ideias interessantes ou por ajudar os colegas, mostre que reconhece o esforço dele e que ele é valorizado na empresa.

Como você pôde ver ao longo do texto, a gestão de equipes é totalmente dependente da figura do líder. Isso se acentua em momentos de conflito e incerteza, nos quais o gestor precisa assumir um papel moderador e garantir a continuidade dos trabalhos, sempre prezando pelo clima organizacional.

Quer mais algumas dicas para melhorar sua relação com os colaboradores? Então, veja nosso texto sobre gestão de pessoas na empresa e conheça os principais desafios dessa tarefa!

Quero indicar um amigo