Você sabia que é possível fazer um modelo de negócio simples, mas que reúne pontos essenciais da sua empresa em uma única página e na forma de um diagrama? Pode parecer estranho, mas estamos falando do Business Model Canvas (BMC), uma ferramenta bastante prática para você fazer uma gestão estratégica.

Criado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder, esse método tem a função de inovar, descomplicando aqueles planos de negócio tradicionais: você consegue ter uma visão completa da sua empresa em um único desenho, contemplando aspectos importantes, como cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade econômica.

Neste post, você vai entender melhor os blocos que estruturam o BMC, os benefícios do método e como implementar essa ferramenta na sua empresa. Acompanhe!

Quais são os blocos do Business Model Canvas?

O método Canvas se restringe a uma folha de papel e é dividido em 9 blocos. Confira abaixo.

Segmento de clientes

Você deve entender quem é o seu cliente, identificando um perfil com informações demográficas, sociais, relativas a interesses, problemas que ele quer resolver, entre outros. É preciso fazer esse retrato para conseguir entregar algo de valor para ele.

Proposta de valor

É o que o seu negócio tem de diferente dos demais, ou seja, os benefícios de adquirir o seu produto ou serviço.

Canais

É a definição dos canais de comunicação, distribuição e vendas.

Relacionamento

Quais são as estratégias de atendimento para interagir com os seus clientes e fidelizá-los?

Fontes de receita

É o meio como o seu negócio vai receber pelo produto ou serviço. Pode ser por vendas diretas, aluguel, licenças, taxas de uso ou ainda assinaturas.

Recursos principais

É tudo o que propicia que a sua empresa realize as atividades, como os recursos humanos, a infraestrutura, os equipamentos, as tecnologias empregadas, os veículos, as patentes etc.

Atividades-chave

São as atividades que a sua empresa realiza e que geram uma oferta de valor para os consumidores: é a ação principal do negócio. Pode ser a fabricação de um produto, a venda de um serviço, o desenvolvimento de software, a gestão de plataformas, entre outros.

Parcerias principais

São os fornecedores e parceiros que otimizam as atividades da empresa.

Estrutura de custos

São os custos fixos e variáveis que fazem o seu negócio funcionar.

Quais são as vantagens dessa ferramenta de gestão?

Adotar o Business Model Canvas traz algumas vantagens para as empresas, pois:

  • permite uma rápida análise e visualização completa dos principais itens do modelo de negócio;
  • agiliza a adoção da estratégia organizacional;
  • permite uma gestão eficiente;
  • estimula a criatividade dos gestores e demais profissionais envolvidos;
  • é flexível, ou seja, pode ser adaptado sempre que necessário.

Como aplicar esse modelo de negócios de forma eficiente?

Você pode montar o BMC manualmente, utilizando canetas e post-its coloridos ou ainda adotar softwares para isso.

Esse diagrama pode ser aplicado na criação de um negócio, pois permite entender quem é o seu público-alvo, mensurar os custos e definir as atividades.

Pode também ser utilizado para facilitar a comunicação e o compartilhamento de ideias entre a equipe, pois o modelo visual oferece um entendimento mais claro da empresa.

Por fim, para quem busca atrair investidores, a aplicação desse método vai ajudar a mostrar a estruturação do seu negócio.

Se você quer montar um plano de negócios simplificado, passe a adotar o Business Model Canvas. Com ele, você terá uma visão completa do seu negócio, o que facilita o planejamento e a tomada de decisões.

Quer acompanhar outros conteúdos para uma gestão mais inteligente do seu negócio? Então siga os nossos posts no Facebook, LinkedIn e YouTube!