A captação de recursos financeiros é muito importante para a manutenção da saúde de uma empresa, bem como para criar uma vantagem competitiva, uma vez que é possível usá-la como capital de giro ou para a expansão do seu negócio.

Contudo, existem diferentes maneiras de captar recursos, sendo necessário que o empresário saiba quais são as opções para analisar qual é a que melhor se encaixa em seu negócio. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura deste post, que vamos apresentar algumas formas de captação de recursos financeiros para empresas e a sua importância. Não perca!

Por que é importante captar recursos financeiros para empresas?

Captar recursos para empresas quer dizer procurar por aportes financeiros, ou seja, colocar mais dinheiro no caixa. Para tanto, é fundamental contar com planejamento e boa aplicação para não haver um efeito reverso.

Trata-se de um ponto importante, pois os recursos são aplicados de acordo com as necessidades do negócio. Por exemplo, quando a captação se dá em um momento de ascensão do negócio, o valor pode ser usado para expansão, abertura de outras unidades, adquirir novos equipamentos etc.

Já quando a companhia está com o seu financeiro instável, os recursos obtidos por meio da captação são usados como capital de giro ou fluxo de caixa, por exemplo.

Quais são as melhores formas de fazer isso?

Agora que você já conhece a importância de captar recursos financeiros para empresas, provavelmente está se perguntando quais são as melhores maneiras de fazer isso, não é mesmo?! A seguir, vamos apresentar algumas dicas. Confira!

Trazer um sócio

Contar com um novo sócio é uma boa alternativa porque, além de a empresa obter mais dinheiro para suprir as necessidades, um indivíduo que não fazia parte da sociedade também é capaz de apresentar ideias inovadoras e contribuir com o seu know-how para auxiliar na operação e na gestão.

Nesse caso, o novo sócio deve integrar o negócio para crescer junto e estar interessado em obter resultados quando o caixa recebe o retorno do investimento e o lucro é dividido entre os sócios.

Lançar um IPO

IPO (Inicial Public Offering ou Oferta Pública Inicial em português) é um procedimento em que as organizações dão início à negociação de suas ações em bolsas de valores. Nesse momento, é preciso definir o percentual do negócio que deve ficar disponível no IPO. Por meio dessa operação, surgem diferentes sócios e recursos para investir no crescimento da empresa.

Promover um crowdfunding

O crowdfunding é um financiamento coletivo que tem como objetivo captar recursos a partir da colaboração de um grupo de pessoas que acreditam na empresa e investem nela. Inicialmente, é preciso cadastrar o projeto em sites focados nessa modalidade de captação, pois uma análise deve ser feita antes da aprovação, já que os investidores precisam de segurança.

Se o negócio for aprovado, a empresa deve cumprir com prazos, recompensas e metas para os investidores. Nos casos em que a meta é atingida, o empresário recebe os recursos para investir. Caso contrário, o valor é devolvido para os investidores.

Como essas dicas ajudam na captação de recursos?

Como vimos, existem diferentes formas de realizar a captação de recursos financeiros. Com as nossas dicas, se torna possível analisar qual das opções se encaixa melhor na gestão do seu negócio.

Para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre o tema, o ideal é que o gestor realize um curso de pós-graduação na área a fim de conhecer ainda mais alternativas de captação de recursos e colaborar com o crescimento da empresa.

Agora que você já conhece a importância da captação de recursos financeiros e conhece algumas formas de realizá-la, aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto para aplicá-los em seu negócio!

Gostou das nossas orientações? Então, assine nossa newsletter para receber diretamente em seu e-mail nossos novos posts!

Quero indicar um amigo