Não há dúvidas de que a carreira em TI carrega algumas das principais profissões do futuro. A expansão da tecnologia causou um enorme leque de áreas de atuação para os profissionais.

Tanto para quem está no início da carreira quanto para quem quer mudar de área, a Tecnologia da Informação oferece inúmeras possibilidades e, neste post, separamos algumas delas. Se você deseja seguir carreira em TI, continue lendo e descubra!

Como é a demanda do profissional de TI no mercado?

Por ser uma área em plena expansão, a Tecnologia da Informação tem alta demanda. Trata-se de um dos setores mais aquecidos do país, que oferece diversas vagas em diferentes segmentos.

Há oportunidades tanto para profissionais iniciantes, em novos projetos e estágios, como para quem tem conhecimento avançado, em cargos de programação e outras funções.

Quais são as possíveis áreas de atuação do profissional?

O mercado de Tecnologia da Informação é tão amplo e promissor que existem áreas de atuação que talvez você nem conheça ainda. As posições de engenheiro de software e administrador de database, por exemplo, estão em alta.

Uma das áreas de maior crescimento é a de desenvolvimento de aplicativos. Com o acesso facilitado e crescente aos smartphones, a demanda por aplicativos está cada vez mais alta.

Hoje, executamos praticamente todos os nossos serviços com a ajuda desses programas, e quem trabalha com desenvolvimento de apps pode ajudar a resolver inúmeros problemas da sociedade. Assim, o profissional tem um oceano de possibilidades!

Como se desenvolver na carreira em TI?

Para aprender como se desenvolver no ramo de TI, você deve seguir alguns passos. A principal dica é: tenha foco na sua área de atuação e domine os conhecimentos básicos para iniciar seus projetos.

Para ter sucesso na carreira, é necessário gostar de estudar, testar coisas novas, compreender todas as linguagens e dominar as ferramentas. Se atualize constantemente e busque certificações para comprovar seu entendimento. Isso abrirá portas para participar de projetos em grandes empresas de tecnologia.

Quais são as habilidades necessárias para o profissional de TI no mercado?

Algumas habilidades podem ajudar o profissional a se destacar no mercado. O domínio do inglês, idioma universal e presente em todas as situações da área de TI, é imprescindível. Sem esse conhecimento da língua, você não conseguirá interpretar alguns códigos e desenvolver projetos corretamente.

Outras habilidades fundamentais para um profissional de TI são a capacidade de trabalhar em equipe e a adaptação às diversas mudanças na tecnologia vistas e vividas diariamente.

Qual é o perfil do profissional de TI?

O profissional de TI é determinado, estudioso e tem bom relacionamento interpessoal. Ele está atualizado sobre novas tendências e tecnologias; não permanece na zona de conforto.

A carreira em TI exige cada vez mais profissionais autodidatas, que buscam conhecimento o tempo inteiro e que estão preparados para resolver problemas e aproveitar oportunidades. Trata-se de uma área em expansão, com constantes mudanças e ressignificações.

Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre a carreira em TI, suas oportunidades e como se destacar no mercado, entre em contato conosco!

Quero indicar um amigo