Em um cenário dominado pela tecnologia e pelas suas consequentes inovações, novas profissões surgem a todo tempo — ao passo que outras vão se tornando defasadas. Nesse momento, entram em cena as carreiras digitais, que se beneficiam da automatização de tarefas em busca dos melhores resultados.

Neste post, você vai conhecer algumas das principais opções para quem deseja se inserir no mercado das carreiras digitais e entender como se preparar para elas. Acompanhe!

Quais são as principais opções de carreiras digitais?

Antes de seguir com as opções, vale lembrar que, por mais que algumas carreiras tenham dado espaço para outras, as tecnologias vieram para impulsionar o trabalho dos profissionais — e não tomar o lugar deles, como muitos pensam. Com isso em mente, conheça algumas das profissões do futuro.

Analista de Big Data

Com as pessoas conectadas por meio de aplicativos e mídias sociais, o número de dados que circulam pela Internet aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Por essa razão, o profissional que trabalha com Big Data é bastante requisitado nas grandes empresas. Além de cuidar da segurança dessas informações, ele ainda adquire insights para o negócio a partir de levantamentos e relatórios.

Growth Hacker

Crescimento saudável é o principal objetivo da maioria das empresas que querem se posicionar no mercado e conquistar bons resultados. Para atingir esse estado, é preciso implementar métricas e fazer análises para compreender cada passo que a organização dará até o sucesso. Um profissional com conhecimento nessa área é um grande diferencial para o negócio.

Social Media Creator

Para que uma marca tenha credibilidade no mercado e seja reconhecida pelo seu público de interesse, ela precisa, primeiramente, ser vista. É trabalho dos profissionais Social Media tornar essa realidade possível, por meio de criação de conteúdos relevantes e que interajam com os potenciais clientes.

Designer

O Design que conhecemos ganhou novos significados a partir do momento em que se começou a pensar em Experiência do Usuário. Nesse cenário, surgiram os cargos de UI e UX designer — eles são responsáveis por trabalhar, respectivamente, interfaces amigáveis e produtos que se comunicam bem com os consumidores.

Como se preparar para essa transformação digital?

A melhor forma de se capacitar para as mudanças do mercado de trabalho é adquirindo experiências e conhecimento sobre a sua área de atuação. Nesse cenário, investir em cursos de capacitação e especialização é um diferencial para a sua carreira, rendendo diversos pontos a mais no seu currículo.

São alguns exemplos de cursos:

  • Estratégia na Era Digital: formular estratégias para driblar os desafios da transformação digital é muito importante — e são exatamente essas técnicas a que você tem acesso nessa modalidade;
  • Transformação Digital: algumas instituições oferecem cursos especialmente para tratar esse assunto. Escolha a que melhor atende às suas expectativas;
  • Gestão de Tempo: com tantas mudanças no mercado, saber gerir o seu tempo é fundamental. Nesse curso, você aprende a trabalhar com esse ativo de forma eficiente e estratégica;
  • Gestão Estratégica de Marketing: essa área tem um papel fundamental na conquista de visibilidade para o negócio. Por isso, ter domínio dela pode ser o faltava para completar o seu currículo.

Como vimos, opções não faltam para quem deseja se inserir no mercado das carreiras digitais. Para obter vantagem diante da concorrência, não deixe de se preparar para os desafios da transformação digital e compreender as tendências da sua área de interesse.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir de perto as novidades em nossas redes sociais, seguindo os nossos perfis. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Quero indicar um amigo