Você já se perguntou como abrir uma empresa? Muitos têm esse sonho, mas acabam não sabendo por onde começar. São diferentes detalhes envolvidos nesse processo, mas com calma e planejamento é possível realizar esse desejo.

Para ajudar você, separamos neste post um passo a passo básico, com dicas sobre os principais fatores que devem ser levados em conta. Confira!

Planeje e pense na viabilidade do negócio

O primeiro passo para abrir uma empresa é se planejar. Pense em todos os detalhes: o que ela oferecerá? Como fará isso? Qual é o seu público-alvo, suas demandas e características? Em qual região a empresa será aberta e quais as necessidades desse local? Como a sua futura concorrência trabalha? Essas são algumas perguntas para se responder e ter uma maior garantia de sucesso. Afinal, é preciso saber exatamente com o que você está lidando.

Analise, ainda, qual será a modalidade da empresa, quais recursos já estão disponíveis, quais serão necessários e quais passos você dará até começar. Um bom planejamento direciona suas atitudes com mais segurança e menos chances de erros.

Conheça a documentação necessária

Outro passo importante é providenciar toda a documentação necessária. Ela varia de acordo com o setor, a função da atividade, a forma de constituição da empresa e as leis municipais e estaduais.

É preciso ficar atento a tudo isso para evitar prejuízos. Assim, pode ser uma boa ideia consultar um profissional que entenda do assunto, como um contador. Ele também poderá auxiliar na decisão de outros fatores, como o tipo de empresa e registro de marcas.

Fique atento aos processos de inscrição e formalização

São muitos processos, inscrições e etapas a se cumprir para abrir uma empresa. Você precisará se informar, por exemplo, sobre licenças, permissões e alvarás.

Além disso, existem também a elaboração do contrato social e os registros na Junta Comercial, nos órgãos de regulação, na inscrição estadual e municipal e nos alvarás de localização e funcionamento. É preciso fazer tudo com muito cuidado e atenção às normas, para não ter problemas ou dificuldades extras com o seu novo negócio.

Conheça todos os custos envolvidos e saiba se organizar financeiramente

Se informar sobre todos os custos e fazer um planejamento financeiro também são passos essenciais para abrir uma empresa. São muitos impostos e despesas envolvidos, como cargas tributárias, FGTS e 13° de colaboradores.

É comum os novos empresários não estarem cientes de todos os gastos e, por isso, acabarem se enrolando. É importante que você faça uma reserva de contingência para utilizar apenas nas questões da empresa e que saiba separar as suas finanças pessoais das do negócio.

Além disso, pode ser uma boa ideia fazer uma economia por um tempo, antes de começar. Assim, você já tem uma base mais sólida para fazer seus investimentos.

Outros cuidados a serem tomados

Além de tudo o que já foi falado aqui, é importante pensar em outros fatores ao abrir sua empresa. Tenha muita atenção às burocracias, cuidado com créditos que tenham taxas de juros altas e mantenha-se sempre planejando, acompanhando tudo de perto para não perder o controle de nada. Avalie, ainda, se é válido buscar a ajuda de outros profissionais, como sócios, por exemplo.

Você também deve estar ciente de toda a responsabilidade que esse trabalho vai envolver. Além de estudar muito e se capacitar na sua área, é preciso estar consciente do seu papel e de como é fundamental levar tudo isso a sério.

Pode ser uma boa ideia buscar cursos em diferentes áreas, como marketing, gestão e administração, para se preparar ainda mais. Por fim, lembramos que é preciso ter paciência e resiliência. Podem haver desafios significativos no caminho e talvez nem tudo dará certo de primeira, mas não é preciso desistir. Falhas acontecem, então tenha calma, verifique onde foi o problema e faça os devidos ajustes.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre como abrir uma empresa! Continue aprendendo com nossos conteúdos: é só nos seguir nas redes sociais para ficar atualizado! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Quero indicar um amigo