Por Sara Nascimento

Iniciamos mais um ano e com ele o anseio de fazer coisas novas, como criar uma rotina, novas metas e novos hábitos. Aproveitando esse momento, que tal fortalecer o compromisso com os estudos?

Já falamos sobre a administração de tempo e indicamos alguns métodos de estudos. Agora vamos te ajudar a criar uma rotina de estudos.

A ROTINA

Para criar uma rotina de estudos, é importante que você avalie a sua rotina atual, identificando suas atividades e horários; levando em consideração o descanso, lazer e afins.

Crie um calendário semanal com todas as suas tarefas, incluindo no mínimo 2h30 por dia para os estudos, seja em horários fixos ou flexíveis, desde que os siga criteriosamente.

IMPORTANTE: Não marque compromissos no horário estabelecido para os estudos e atente-se para não realizar atividades que venham a fazer com que perca o foco.

LOCAL DE ESTUDOS

Se possível, determine um local silencioso, organizado, sem interferências sonoras e visuais. Ou seja, nada que possa atrapalhar a sua produtividade.

Mantenha todo o material necessário próximo a você, dessa forma evitará dispersão ao levantar e procurar o que precisa.

PLANO DE ESTUDOS

Indicamos que os alunos concluam cada módulo em no mínimo 30 e no máximo 45 dias, para que não prejudique a conclusão do curso. Dessa maneira poderão se utilizar do cronograma para estabelecer os dias das aulas, revisão e avaliação modular.

EXEMPLO

Para concluir um módulo em 30 dias, o aluno deverá:

Disponibilizar de 2h30 de estudos por dia, de segunda à sexta-feira, por 3 semanas. Na 4ª semana o aluno fará a revisão do conteúdo e finalizará com a Avaliação Modular.

*Lembrando que a quantidade informada é para alunos que estão iniciando o curso ou estão progredindo de forma regular. Para aqueles que estão em atraso, pedimos que entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo (a).

DICAS

ESTABELEÇA HORÁRIOS FIXOS

Isso serve para todas as suas atividades, dessa forma seu cérebro será condicionado a realizá-las, transformando esse hábito em uma rotina.


CUIDE DO SEU CORPO

Antes de iniciar os estudos, procure consumir alimentos leves, como frutas e cereais. Além é claro, de sempre manter por perto uma garrafa d’água.

FAÇA PAUSAS

Quando se sentir cansado, com sono, desconfortável ou entender que já absorveu muita informação, dê uma pausa, respire fundo, lave o rosto, e descanse os olhos e o corpo. Feito isso, retome os estudos.

Na técnica Pomodoro que citamos no métodos de estudos, após os momentos de esforços, você será recompensado com pequenos intervalos.

FAÇA REVISÕES

A Avaliação Modular abrange todo o conteúdo do módulo. Portanto, antes de realizá-la é importante que você faça uma revisão do que fora abordado. O E-book e a lousa do professor ficam disponíveis com pequenos resumos de cada aula. Aproveite esse tempo para utilizar-se dos fóruns ao final de cada módulo. Por eles você poderá discutir com seus colegas sobre o conteúdo, tirar dúvidas e angariar conhecimento a respeito da matéria.

Agora que você possui todas as dicas para iniciar ou dar continuidade em seus estudos, aplique-as na rotina estabelecida! Esperamos que se mantenha motivado e concentrado em seu objetivo. Vamos juntos!

Quero indicar um amigo