Você sabe como dar feedback da forma correta? Essa é uma das ferramentas mais antigas da gestão de pessoas, mas, ainda hoje, ela é muito eficiente. Por meio desse retorno, você pode explicar para seus colaboradores as suas percepções sobre o trabalho de cada um deles.

Quando bem-feito, o feedback ajuda no engajamento da equipe, melhora o alinhamento cultural e pode ser um fator de retenção de talentos. Assim, saber fazer esse processo é essencial para qualquer gestor.

Por isso, falaremos neste texto sobre algumas coisas que você deve incluir em seus feedbacks. Acompanhe!

Seja claro nos comentários

De acordo com Jack Welch em seu livro Winning, a transparência é o que garante o sucesso de uma empresa. Ao prezar pela honestidade e ser sincero com o que fala para seus funcionários, você está colaborando para um ambiente mais produtivo.

Então, seja objetivo e direto. Diga o que precisa ser dito, sem eufemismos, sem fazer elogios desnecessários e sem esconder suas reais percepções. Se um colaborador está indo mal, deixe que ele saiba disso. Caso a pessoa tenha um bom desempenho, diga isso com todas as palavras.

Faça um planejamento

Falar com o seu colaborador é só uma das etapas do feedback. Antes de essa conversa acontecer, é importante fazer um planejamento, levantar os tópicos mais importantes e pensar em como falar cada coisa.

A reunião de feedback não pode ser longa, morosa ou cansativa. O objetivo é simples: dar um retorno para o seu colaborador, mostrando como estão as entregas dele em relação às expectativas do negócio. Qualquer coisa que fuja desse assunto deve ser deixada de fora.

Evite o excesso de formalidade

Tome cuidado com o excesso de formalidade. Postura muito rígida, vocabulário excessivamente trabalhado e expressões faciais sérias podem colocar seu colaborador em uma posição defensiva.

Em vez disso, opte por uma conversa séria, mas amistosa. Cumprimente a pessoa, abra um sorriso, explique o motivo da reunião, tire as dúvidas do seu colaborador e só depois dê o feedback.

Crie um plano de ação junto com seu colaborador

O feedback engloba todas as suas percepções e todas as entregas do colaborador. Isso significa que em alguns casos você chamará a pessoa para elogiá-la pelo trabalho e em outros será necessário chamar a atenção para um ajuste na entrega ou no comportamento.

Para que esse modelo de feedback funcione corretamente, é necessário elaborar um plano de ação junto com o colaborador. A proposta é simples, mas eficiente: converse com a pessoa e pergunte o que pode ser feito para mudar a situação. Firmem um compromisso e acompanhe os avanços do seu funcionário.

Viu como dar feedback não é tão complicado assim? Só que o trabalho do gestor não termina aqui. Além de tudo isso que falamos, você precisa continuar acompanhando sua equipe, sendo transparente e garantindo que as pessoas confiam em você, no seu julgamento e trabalho.

Por isso, recomendamos que siga nossa página no Facebook e continue acompanhando as nossas publicações. Assim, você se mantém atualizado e pode ser um gestor cada vez melhor.

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.