O que você sabe sobre os cursos da modalidade de ensino a distância (EAD)? Muitas pessoas ainda não conheceram o funcionamento desse sistema e, por esse motivo, acabam perdendo uma grande oportunidade. É por isso que, no artigo de hoje, vamos apresentar o EAD para você, explicando os principais pontos sobre essa forte tendência.

Se está procurando por chances de se destacar no mercado e ampliar suas qualificações, continue lendo para se informar!

Como funcionam os cursos EAD?

São cursos cuja sua maior parte é realizada a distância, em um ambiente virtual. As aulas são ministradas por vídeo, os materiais são disponibilizados digitalmente e o aluno pode interagir com os professores e colegas por meio de chats, fóruns e videoconferências.

A maior parte das atividades é realizada online, mas existem algumas que serão presenciais, variando de acordo com o curso. No caso de graduações, é obrigatório que pelo menos 20% seja presencial. Desse modo, cursos mais teóricos costumam seguir essa carga horária mínima, enquanto cursos mais práticos a ampliam de acordo com as necessidades.

Quais são as vantagens dos cursos EAD?

As principais vantagens dessa modalidade são sua flexibilidade e os custos reduzidos: você pode escolher seu horário de estudo e não precisa arcar com alguns gastos comuns de uma universidade, como transporte diário e grandes quantidades de xerox. Além disso, o sistema EAD é reconhecido, está presente em diversas faculdades e cresce cada vez mais. Você vai descobrir mais detalhes a seguir!

Quais são os tipos de curso do sistema EAD?

O sistema de ensino a distância contempla os mais variados tipos de curso: graduações (bacharelados e licenciaturas), pós-graduações, cursos técnicos, cursos de idiomas e até cursos livres. Algumas áreas que podem ser adaptadas ao EAD incluem o design, a administração, as produções audiovisuais e a gestão estratégica, mas existem muitas outras.

Como fica o tempo de aprendizagem?

A duração do curso e de cada uma das aulas varia de acordo com a área e as disciplinas. Para além do tempo gasto nas videoaulas, porém, recomenda-se que o aluno estude, no mínimo, durante 4 ou 5 horas por semana. Esse tempo pode ser ajustado dentro da sua rotina — graças à flexibilidade do sistema — e é de extrema importância para alcançar bons resultados.

Como são feitas as avaliações no EAD?

Como mencionamos anteriormente, algumas atividades são feitas presencialmente dentro do sistema EAD. É o caso, por exemplo, de práticas de laboratório, reuniões, provas e partes do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As avaliações presenciais são feitas nos campus das universidades ou em outros locais estipulados. Por isso, se você pretende fazer uma faculdade de outra cidade, é fundamental verificar se ela possui pontos de apoio para a realização desses processos perto de onde você mora.

Qual a validade do diploma?

Os diplomas adquiridos em cursos EAD valem tanto quanto os dos cursos presenciais. Eles também são reconhecidos pelo MEC e não apresentam nenhuma diferenciação quanto aos modelos tradicionais.

Assim, é possível perceber que optar por esse tipo de curso pode ser uma ótima escolha. Você terá sua rotina facilitada e contará com uma formação de qualidade, que pode trazer muitos avanços na sua carreira. Se está procurando por novas qualificações para o mercado, não deixe de pensar no assunto.

Agora você já sabe como funcionam os cursos a distância! Se ainda tem dúvidas sobre a validade desse tipo de ensino, confira o valor da certificação EAD!