Um modelo de divisão de trabalho, utilizado especialmente em startups e aplicado, por exemplo, no Spotify, é o squad ou de time cross funcional. Ele consiste em ter várias equipes pequenas (três a dez profissionais) de diferentes áreas que vão trabalhar em um projeto, desde as etapas iniciais até as finais. Mas como montar um squad e quais as vantagens?

Para esclarecer tais questões, preparamos este post. Continue a leitura e veja como a ideia de profissionais divididos por formação e departamentos vai dando lugar a uma nova metodologia!

Quais os 4 benefícios de ter um time cross funcional?

No squad, não há uma hierarquia no grupo, ou seja, uma liderança formada. A equipe tem a expertise necessária para dar andamento a um projeto.

1. Aumento de produtividade

Como você conta com pessoas com diferentes competências em cada time, os problemas são resolvidos à medida que aparecem, reduzindo a burocracia. Com isso, os processos ganham agilidade, melhorando a produtividade da empresa.

2. Agilidade na tomada de decisão

Com o squad, você delega responsabilidades aos próprios profissionais, eliminando burocracias ou perda de tempo para a tomada de decisões.

A comunicação ocorre dentro de cada equipe, agilizando o fluxo de trabalho e trazendo diferentes pontos de vista para cada cenário.

3. Autonomia entre os times

O time cross funcional tem autonomia para se organizar e dividir as tarefas do jeito que considerar mais eficiente, conforme a diversidade de formações e habilidades dos colaboradores.

Pode, portanto, ser considerada uma das tendências profissionais ao romper com o modelo tradicional de divisão de trabalho por departamentos formados por pessoas da mesma área.

Só é preciso garantir uma comunicação eficiente, visto que estamos falando de um grupo com perfil variado.

4. Maior alinhamento com as metas da empresa

Apesar de ter várias equipes pequenas, saiba que todas, além de se dedicarem ao próprio projeto, têm uma visão global dos objetivos da empresa.

Como montar um squad?

Gostou de conhecer esse novo modo de divisão de trabalho? Descubra a seguir como montar um squad na sua organização.

Alinhe a cultura organizacional entre todos

O primeiro passo é que todos sigam os valores da empresa, afinal não existe um gestor em diferentes departamentos, visto que eles têm uma liberdade maior para realizar seus projetos. Com isso, você garante que as equipes, apesar de trabalharem separadas, sigam a cultura organizacional.

Escolha os integrantes de cada squad

O diferencial do squad é a pluralidade de formações. Por isso, selecione as competências que você precisa ter para que um projeto possa ser conduzido do início ao fim por esse grupo de profissionais.

Defina os OKRs

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave. Trata-se de uma metodologia de gestão que define metas e propõe alinhamento e engajamento dos profissionais. Com isso, o ideal é definir os OKRs em cada time cross funcional.

A ideia do post foi mostrar como montar um squad na sua empresa. Considere esse modelo de divisão de trabalho, que preza pela multidisciplinaridade em cada projeto, trazendo agilidade nos processos da organização.

Gostou das informações que apresentamos? Então vai se interessar também em como se destacar no mercado com as habilidades comportamentais ou soft skills!

Quero indicar um amigo