Existem diversos fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma organização, mas, sem dúvida, um dos mais relevantes é a comunicação estratégica. Afinal de contas, o êxito dos processos depende de como a mensagem para o público é divulgada, e o modo como isso é feito está diretamente associado à cultura corporativa.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas se adaptem, com criatividade no ambiente de trabalho, às tendências do mercado atual e alinhem sua comunicação para que seja interativa e promova a troca de informação em todos os níveis.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as principais vantagens da comunicação estratégica nas empresas. Acompanhe e saiba mais!

O que é comunicação estratégica?

Trata-se de um recurso que permite o fluxo das informações de interesse dos colaboradores, por meio de um planejamento com todas as ferramentas disponíveis. Em outras palavras, podemos defini-la como um plano de ação estruturado com objetivos e etapas explícitas, acerca de como a empresa atingirá as metas de comunicação ao longo de um período.

Quais as principais vantagens da comunicação estratégica nas empresas?

Ao contrário do que muitos pensam, comunicar-se não é apenas assimilar e integrar informações, mas também envolver e gerar valor. Ou seja, investir nesse mecanismo é uma forma de fortalecer a sua marca e se posicionar mais assertivamente no mercado.

Por esse motivo, a comunicação estratégica, quando adotada e bem estruturada, garante diversos benefícios à empresa, confira!

1. Valorização dos funcionários

Quando a comunicação é prezada e flui dentro da empresa, significa que existe um processo contínuo, feito por pessoas bem gerenciadas. Dessa maneira, todo colaborador reconhecido pelos gestores se sente mais valorizado e motivado, assim contribui com a percepção que o público tem da empresa, transmitindo a imagem positiva buscada pela comunicação estratégica.

2. Atração de talentos

Empresas que apresentam um ambiente para diálogo, comunicação transparente e colaboradores satisfeitos são muito bem-vistas no mercado e, naturalmente, atraem profissionais interessados em um local saudável, transparente e promissor para a carreira e qualidade de vida. Além disso, quando os profissionais se identificam com os valores da organização, eles desejam permanecer nela, colaborando para o crescimento corporativo.

3. Análise de concorrentes

Levando em consideração a competitividade do mercado, a melhora da imagem do negócio e o fortalecimento da marca, é bastante comum que as empresas realizem análise e acompanhem as estratégias usadas pelos concorrentes. Assim, a empresa fica a par da situação em que o mercado se encontra e, quando necessário, pode se posicionar para uma rápida resposta, evitando perder clientes e reduzir sua participação.

4. Melhora na reputação da empresa

A comunicação estratégica também ajuda na reputação da empresa, visto que uma marca resistente e estruturada atrai mais clientes e se destaca dos concorrentes mais facilmente. Desse modo, ela conquista o reconhecimento das pessoas.

Além disso, quando a comunicação está alinhada e estruturada, a empresa não corre o risco de passar uma impressão duvidosa ou instável, porque o conteúdo e a linguagem usados também estão no mesmo nível.

Como realizar uma comunicação estratégica na empresa?

Embora os desafios da implementação da comunicação estratégica variem conforme o cenário, alguns aspectos são comuns a todos, como a comunicação objetiva e transparente, capaz de transmitir credibilidade, estreitar laços com o público-alvo e gerar resultados para a reputação da marca.

Para isso, o investimento em tecnologia tem sido cada vez maior para otimizar a estratégia. Graças às ferramentas atuais, é possível ter uma comunicação móvel, mais rápida e prática. Além disso, o processo deve ser realizado de forma integrada, com um alinhamento entre todos os segmentos e uma mensagem unificada, mas adaptando a linguagem e o formato dela, a fim de que seja interpretada da melhor maneira por todos.

É evidente, portanto, que a comunicação estratégica é um meio eficaz para otimizar a produtividade da equipe e o desenvolvimento de processos, sempre focada no crescimento do negócio.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook, assim você fica por dentro de mais conteúdos como este!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.