Você já parou para pensar por que já desistiu de um projeto na sua área de TI ou por que não realizou os sonhos que trariam satisfação profissional e pessoal? São situações resultantes da falta de confiança, que podem surgir devido às crenças limitantes.

Estamos falando de bloqueios da mente que impedem sua ascensão, mas que precisam ser superados para que você atinja seus objetivos de carreira.

Ficou curioso para entender melhor o assunto? Então não perca nosso post e descubra como o autoconhecimento é determinante para você mudar essa história!

Como surgem as crenças limitantes?

Elas aparecem por conta de nossas experiências de vida, com a família, na escola, com amigos, no trabalho e em outros relacionamentos. Dessa maneira, uma situação vivida pela pessoa pode se tornar um pensamento errôneo que ela constrói sobre si mesma.

Por exemplo: vamos imaginar que um aluno tem dificuldades com as aulas de Matemática e a família reforça que ele não é bom com números. A partir disso, ele pode criar crenças limitantes e nunca tentar uma graduação na área de Exatas, mesmo que esse seja seu desejo.

Na área de TI, esses pensamentos negativos podem surgir quando o profissional não se considera qualificado o bastante e quando não valoriza o que faz. Ele acaba, naturalmente, criando esse bloqueio e, na carreira, pode deixar passar uma boa oportunidade de emprego ou promoção.

Como superar esse bloqueio?

Existem algumas maneiras de superar as crenças limitantes. Veja a seguir.

Exercite a mudança de pensamento

A primeira questão é fazer sua mente pensar diferente sobre si mesmo. Assim, comece a cultivar uma ideia mais positiva, eliminando tudo o que é limitante. Leve em consideração todas as suas conquistas para que você perceba que é capaz. Trace ainda metas mensais — uma maneira de se planejar e perceber que é possível alcançar tudo o que deseja.

Adquira novos hábitos

Com um novo pensamento, chega a hora de fazer uma mudança de hábitos, passando a encarar as situações que bloqueiam suas ações e comportamentos. Assuma a responsabilidade por você, ou seja, o controle da sua vida, não colocando a culpa por fracassos em coisas externas.

Tenha foco e determinação em suas atividades

Por fim, dê o seu máximo em suas atividades para conhecer de verdade a sua força, o seu potencial e a sua capacidade de mudança. Com isso, o profissional adquire a motivação necessária para seu desenvolvimento profissional.

Como o autoconhecimento pode ajudar?

Faltou falarmos sobre a importância do autoconhecimento para passar por cima desses bloqueios. É importante que você reflita sobre seus pontos fortes e fracos e entenda como pode crescer na carreira. Assim, é possível descobrir suas habilidades e também correr atrás das dificuldades, buscando cursos de capacitação.

A HSM University oferece diversos cursos de curta duração voltados para o seu desenvolvimento profissional com temáticas importantes, como Inteligência Emocional, Protagonismo, entre outros.

Se você é da área de TI, deve saber das possibilidades de crescimento profissional, mas, para conquistá-las, é imprescindível superar as crenças limitantes. Saiba que você é capaz e que se abrir para o aprendizado pode ser o primeiro passo para a transformação.

Quer conhecer melhor os cursos da HSM University? Converse com nossa equipe e fique por dentro de todas as opções!