Você já parou para pensar por que desistiu de um projeto na sua área de TI ou por que não realizou os sonhos que trariam satisfação profissional e pessoal? Na maioria das vezes, essas situações são resultantes da falta de confiança e da sensação de impotência que podem surgir devido às crenças limitantes.

Estamos falando de bloqueios da mente que impedem sua evolução. Mesmo de modo inconsciente, essas ideias estão presentes em nossas vidas, mas precisam ser superadas para que você atinja seus objetivos de carreira e seja um bom profissional.

Ficou curioso para entender melhor o assunto? Então, não perca nosso post e descubra como o autoconhecimento é determinante para mudar essa história!

O que são crenças limitantes?

São como verdades absolutas e influências que, em algum momento, aparecem ao longo do tempo. No decorrer da vida, recebemos diversas sugestões, estímulos e ideias tanto de pessoas quanto de experiências que estão constantemente ao nosso redor. Aos poucos, elas vão moldando o que somos.

Nesse sentido, desenvolvemos crenças e concepções que nos impulsionam para o sucesso ou, por outro lado, que limitam nosso potencial e impedem o nosso crescimento. Assim, a partir do momento em que acreditamos fielmente em alguma coisa que vimos, ouvimos ou sentimos, por mais que não faça sentido ou que não existam provas concretas da sua verdade, as crenças limitantes nos levam a desacreditar da possibilidade de alcançar algum objetivo.

Portanto, de forma sucinta, podemos dizer que elas são um tipo de desculpa que impomos a nós mesmos para que continuemos na zona de conforto, em uma aparente segurança — que pode ser nociva para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Como surgem as crenças limitantes?

De modo geral, elas aparecem devido às nossas experiências de vida, que provocam um grande impacto emocional negativo ou até mesmo traumatizante. Isso ocorre com a família, na escola, com amigos, no trabalho e em outros relacionamentos. Dessa maneira, uma situação vivida pela pessoa pode se tornar um pensamento errôneo que ela constrói sobre si mesma como uma espécie de condicionamento mental.

Vamos imaginar que um aluno tem dificuldades com as aulas de Matemática e a família reforça que ele não é bom com números. A partir disso, ele pode criar crenças limitantes e nunca tentar uma graduação na área de Exatas, mesmo que esse seja seu desejo.

Na área de TI, esses pensamentos negativos podem surgir quando o profissional não se considera qualificado o bastante e não valoriza o que faz. Naturalmente, ele cria esse bloqueio e pode deixar passar uma boa oportunidade de emprego ou promoção.

Quais são os tipos de crenças limitantes?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as crenças limitantes não têm obrigatoriamente apenas uma origem. Embora as experiências pessoais e a influência de pessoas próximas tenham um foco maior, existem outros tipos de crenças que desencadeiam o problema. Conheça as principais delas!

Hereditárias

São as crenças desenvolvidas na infância a partir da convivência no ambiente familiar. Normalmente, são cultivadas por discursos como “você é burro”, “você não faz isso direito”, “se continuar assim, ninguém vai gostar de você”, entre outros exemplos.

Sociais

Essa crença é adquirida por meio das opiniões recebidas do mundo externo, afinal as pessoas ao nosso redor têm um forte poder em nossas vidas. Essas informações e experiências chegam até por meio de jornais, propagandas, amigos e do nosso círculo de trabalho e estudo.

Pessoais

São aquelas que nós mesmos criamos com base nas experiências que tivemos ao longo da vida e na forma como reagimos a elas. Esse tipo de crença apresenta influência hereditária e social, porém é adaptada conforme a personalidade e o temperamento de cada um.

Lógica equivocada

É quando alguém tem um pensamento que, por algo ter dado errado uma vez, é sinal de que sempre acontecerá, não importando o que faça.

Medo

O medo é um dos sentimentos que mais limitam, pois, na maioria das vezes, as pessoas deixam de tomar determinada atitude por receio de falhar ou de experimentar algo novo.

Como superar esse bloqueio?

Em geral, todas as pessoas desejam evoluir tanto no lado pessoal quanto no profissional. No entanto, quando carregamos as nossas crenças limitantes, fica mais difícil conquistar sucesso nessas áreas. A boa notícia é que existem algumas maneiras de superá-las. Veja a seguir!

Identifique as crenças limitantes

O primeiro passo é entender o que são as crenças limitantes e saber identificá-las em nosso subconsciente. Para isso, é necessário realizar uma autoanálise a fim de reconhecer as que você carrega. Nesse caso, uma ótima dica é refletir sobre os acontecimentos passados e tentar lembrar de algo que você gostaria de ter feito, mas que, por algum motivo, não fez.

Exercite a mudança de pensamento

A primeira questão é fazer sua mente pensar diferente sobre si mesmo. Assim, comece a cultivar uma ideia mais positiva, eliminando tudo o que é limitante. Leve em consideração todas as suas conquistas para perceber que é capaz. Trace ainda metas mensais — uma maneira de se planejar e perceber que é possível alcançar tudo o que deseja.

Adquira novos hábitos

Com um novo pensamento, chega a hora de fazer uma mudança de hábitos, passando a encarar as situações que bloqueiam suas ações e comportamentos. Assuma a responsabilidade por você, ou seja, o controle da sua vida, não colocando a culpa por fracassos em coisas externas.

Defina qual é o objetivo que deseja alcançar

Para superar tais crenças, é importante também definir um objetivo que deseja alcançar. Focar o que realmente importa ajuda a redirecionar a nossa atenção para além daquilo que nos limita. Muitas vezes, pensamos “não posso” e “não consigo”, mas sequer sabermos qual é o próximo passo e a dificuldade. Por isso, definir de forma clara e factível os objetivos colabora para se tornar um bom profissional.

Tenha foco e determinação em suas atividades

Por fim, dê o seu máximo em suas atividades para conhecer de verdade a sua força, o seu potencial e a sua capacidade de mudança. Com isso, via adquirir a motivação necessária para seu desenvolvimento profissional.

Como o autoconhecimento pode ajudar?

Faltou falarmos sobre a importância do autoconhecimento para passar por cima desses bloqueios. É essencial que você reflita sobre seus pontos fortes e fracos e que entenda como crescer na carreira. Assim, é possível descobrir suas habilidades e também correr atrás das dificuldades, sobretudo buscando cursos de capacitação.

Isso porque a formação ensina sobre a forma como deve ser exercido o autoconhecimento, isto é, entendendo quais são as habilidades que podem se tornar mais poderosas, as características essenciais que estão escondidas e, ainda, como desenvolver os pontos considerados fracos.

A HSM University oferece diversos cursos de curta duração voltados para o seu desenvolvimento profissional com temáticas importantes, como Inteligência Emocional, Protagonismo, entre outros.

Se você é da área de TI, deve saber das possibilidades de crescimento profissional, mas, para conquistá-las, é imprescindível superar as crenças limitantes. Saiba que você é capaz e que se abrir para o aprendizado pode ser o primeiro passo para a transformação.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de seguir as nossas redes sociais, pois assim você fica por dentro de todas as novidades. Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.