Você já enfrentou dificuldades com a gestão de tempo? Não ter tempo livre disponível para os estudos é uma situação comum para quem trabalha, especialmente quando desejamos estudar em um período da vida que já ingressamos no mercado de trabalho, como geralmente acontece com uma pós-graduação.

Por isso, um relevante método é contar com um cronograma de estudos para quem trabalha voltado para o gerenciamento do tempo. Assim, é possível encaixar em seu dia momentos de trabalho, estudos e lazer. Quer saber como montar um cronograma de estudos adaptado às suas necessidades? Então, continue a leitura deste post, que apresentamos relevantes dicas sobre o tema.

Quais são as dificuldades de quem trabalha e estuda?

Entre as principais dificuldades das pessoas que trabalham e estudam, estão a falta de tempo. No entanto, na prática, é preciso compreender como o tempo é utilizado.

No dia a dia, gastamos valiosos momentos em atividades que não são essenciais, como ao navegar na internet e nas redes sociais. Por isso, é importante analisar quais são, de fato, as suas atividades diárias, desde o momento em que você acorda até a hora de dormir, para superar esse tipo de dificuldade e encontrar mais tempo para os estudos.

Como organizar os estudos para otimizar seu desempenho?

Para ajudar a organizar os estudos e a otimizar seu desempenho, vamos apresentar algumas dicas relevantes sobre o tema. Confira!

Escolha um bom lugar para estudar

Ter um lugar tranquilo, silencioso e com todos os materiais que são necessários para o estudo é importante para que você se mantenha concentrado por mais tempo e ainda evita deslocamentos que comprometam sua atenção.

Se estudar em casa não é uma boa alternativa para o seu caso, uma dica é buscar por uma biblioteca com área para estudos ou por um coworking com espaços reservados.

Tenha um cronograma

Ter um cronograma de estudos para quem trabalha é fundamental, pois dessa forma é possível listar todas as suas atividades diárias a fim de planejar melhor o seu tempo sem deixar de lado nenhum compromisso importante e reservando um momento para os estudos.

Para montar o seu cronograma, você pode usar ferramentas tecnológicas que contam com essa funcionalidade, como sites e apps, ou optar pelo método do papel e da caneta. Independentemente da forma escolhida, o importante é que o cronograma seja seguido com regularidade!

Intercale tarefas

Uma das maiores dificuldades que os estudantes enfrentam é o tédio. Muitas vezes, surge um tempo livre, mas você não tem vontade de se dedicar aos estudos porque não tem motivação para passar as próximas horas somente lendo.

Você se identifica com essa situação? Se sim, uma forma de lidar com o problema é intercalando tarefas e estudando diferentes assuntos por dia, além de misturar leitura, revisão e exercícios. Assim, o estudo se torna mais dinâmico e atrativo e, consequentemente, o rendimento e o desempenho serão melhores.

Crie um roteiro

Tornar os estudos um hábito é importante para não deixar as matérias acumularem. Para tanto, monte um roteiro dos seus dias para organizar o tempo e fazer com que estudar seja uma parte da sua vida.

Quais são os benefícios de adotar essas dicas?

Ao colocar as dicas que apresentamos em prática, é possível colher seus benefícios, como ter uma rotina organizada, evitar a procrastinação, ter mais tempo para os estudos e até mesmo ter mais organização no trabalho — alavancando a sua carreira.

Viu só como um cronograma de estudos para quem trabalha pode ser muito útil? Assim, você reserva um tempo voltado especialmente para essa atividade e aprimora os seus resultados!

Gostou das nossas orientações? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn.

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.