Para aplicar a cultura da inovação na sua empresa, é preciso se adequar às mudanças e inovar, inclusive no modo de pensar e agir. A partir do momento em que os colaboradores estão engajados e dispostos, tudo se torna mais fácil. No entanto, como fazer isso na prática? A solução é o Management 3.0 ou Gestão 3.0.

As empresas de sucesso se diferenciam das demais porque incentivam a inovação e desenvolvem o seu capital humano. Assim, a equipe tem liberdade, motivação e autogestão para estabelecer novas ideias, buscar soluções estratégicas e gerar mais produtividade — favorecendo uma cultura organizacional colaborativa e inovadora.

Foi pensando nisso que escrevemos este artigo para ensiná-lo a gerir os seus colaboradores de maneira a atingir bons resultados. Está pronto? Então, vamos lá!

O que é o Management 3.0?

Management 3.0 é um conceito inovador nos modelos de gestão. A proposta é trazer um ambiente mais humanizado e com foco nas equipes da empresa, pois, como dissemos, colaboradores engajados permitem um crescimento sustentável e dinâmico. Todos precisam pensar juntos e ter o mesmo peso nas tomadas de decisão.

Tendo um objetivo em comum e oferecendo oportunidades de desenvolvimento aos funcionários, é possível entregar processos mais ágeis e eficientes. Ademais, as taxas de turnover são reduzidas e a produtividade do negócio aumenta, assim como a satisfação da equipe.

Entenda mais sobre a evolução dos modelos de gestão:

  • Management 1.0: orientado por comandos, colocando o poder apenas nas mãos dos gestores. A equipe tem baixa liberdade nas decisões e criações;
  • Management 2.0: procura trazer algumas melhorias na gestão desenvolvendo técnicas como a metodologia Six Sigma, a Gestão de Qualidade Total (TQM), entre outras. No entanto, a estrutura de decisões ainda é muito vertical;
  • Management 3.0: valoriza pessoas e times. É criado um ambiente em que todos são responsáveis pelo sucesso do negócio e as equipes determinam a maneira como as tarefas são realizadas.

Quais são as visões do Management 3.0?

O Management 3.0 se assemelha à abordagem dos métodos ágeis, pois os princípios são os mesmos. Por outro lado, os objetivos se diferem, já que o primeiro é focado no capital humano e o outro nos processos internos. Ambos podem se completar e ser utilizados na empresa para aumentar a sua produtividade.

Energizar as pessoas

A base desse modelo de gestão é a valorização das pessoas. Por isso, é importante criar ações que as deixem motivadas e criativas para realizar as suas funções de forma produtiva. Aqui, cabe aos líderes, observar as equipes e identificar medidas de realização de cada membro.

Empoderar times

Com a premissa dos projetos ágeis, incentive a autogestão dentro da equipe. Confiar e motivar o seu time permite o empoderamento dessas pessoas, que passam a se organizar melhor, autogerenciar e tomar decisões relevantes para o crescimento da empresa.

Alinhar restrições

O time deve ter liberdade nas decisões. Contudo, os colaboradores precisam seguir propósitos e alinhamentos de acordo com as metas e os princípios da organização. Sendo assim, estabeleça os limites e as regras para desenvolver um engajamento coletivo.

Desenvolver competências

Com a cultura da inovação e as mudanças impostas pelo avanço tecnológico, o gestor precisa contribuir para o desenvolvimento de competências dos funcionários. Só assim eles poderão manter o conhecimento necessário para alcançar as demandas do mercado.

Crescer a estrutura

O crescimento da empresa depende de uma colaboração eficiente e um bom clima organizacional. Equipes valorizadas desejam crescer junto ao negócio. Portanto, a gestão moderna incentiva esse pensamento e pratica a comunicação no ambiente corporativo.

Aprimorar sempre

Em um mundo onde tudo muda muito rápido, toda organização deve buscar meios constantes de melhoria. Por isso, aprimore processos e colaboradores, além de investir em inovação e tecnologia para diminuir falhas e tornar o ambiente de trabalho mais eficaz.

Em meio à cultura da inovação, é essencial que os líderes entendam a importância de ter a equipe como uma aliada e mudar o modo de gerenciar pessoas. O Management 3.0 é considerado o futuro da gestão empresarial, nos olhos de muitos especialistas. Então, vai adotar na sua empresa ou ficar para trás?

Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como este para contribuir para o seu aprimoramento, basta assinar a nossa newsletter e se preparar para as novidades!

Quero indicar um amigo