O WordPress, ou apenas WP, é atualmente a plataforma mais utilizada do mercado para a elaboração de blogs, sites institucionais, sistemas completos, lojas virtuais e Business Intelligence (Power BI). Trata-se de um sistema simples e eficaz, em que o usuário pode alterar a aparência do site, assim como publicar conteúdo a partir de posts ou páginas.

Diante da alta demanda por serviços na área de Tecnologias da Informação, a profissão de Desenvolvedor WordPress se tornou bastante requisitada e valorizada no mercado de trabalho. As atividades desse profissional variam desde a criação de páginas simples até aplicações mais complexas.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos, neste artigo, as principais informações sobre essa profissão, ressaltando os benefícios de se especializar nessa área. Confira!

O que faz um desenvolvedor WordPress?

Ele é um programador especialista em desenvolvimento de softwares para a internet por meio de uma plataforma. Ou seja, é o profissional responsável por manter o seu site ou aplicativo em perfeito funcionamento.

Como dito anteriormente, por meio do WP, o usuário pode modificar a aparência de seu site ou blog. Com alguns cliques, todo o conteúdo do site pode ser mantido, transformando apenas a aparência visual. Portanto, cabe ao desenvolvedor, além de produzir o programa, integrar seu layout com as tags necessárias da plataforma para que tudo opere simultaneamente.

De modo geral, podemos dizer que ele planeja, constrói e dá manutenção em tudo que gira em torno de uma plataforma web. Esse profissional precisa assegurar que as operações funcionem de acordo com o esperado.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

Teoricamente, qualquer empresa que tenha uma página na internet necessita dos serviços do desenvolvedor WordPress. Setores de comunicação e marketing, agências digitais, produtoras de conteúdo e de vídeo, portais e empresas de mídia contratam esses profissionais.

Por isso, o mercado de trabalho encontra-se em expansão, com grande abertura de novas vagas de emprego. Afinal, são eles que cumprem o papel primordial no desenvolvimento de empresas, sobretudo quando levamos em consideração as mudanças do mundo digital em que vivemos.

Além disso, quem domina o desenvolvimento WordPress pode se dar bem financeiramente. Embora não exista um salário especifico para a categoria, aqui no Brasil ele pode receber, em média, um salário de R$ 5 mil por mês, dependendo da sua capacitação e da experiência de trabalho.

O que é preciso estudar?

Para realizar seu trabalho, o desenvolvedor WordPress combina diversos conhecimentos, uma vez que sua atuação é basicamente multidisciplinar e a carreira requer atualização constante. Por isso, é preciso entender de design, facilidade de uso, acessibilidade, linguagens de programação para a web e métodos para aperfeiçoar o desempenho de páginas e sites em mecanismos de busca (SEO).

Em termos técnicos, além de conhecer a plataforma, ele deve ter uma bagagem mínima em linguagens como HTML, CSS, PHP e, se possível, Javascript. Isso significa que ele é qualificado tanto para desenvolver em WP quanto para a construção de sites e sistemas web com essas linguagens.

Quais são as vantagens de se especializar nessa área?

Como a plataforma WP tem crescido muito nos últimos anos e a maioria das páginas web usam esse sistema, mais profissionais especializados na área são demandados. Diante disso, é possível perceber que o setor está entre as carreiras mais promissoras. Isso porque o mercado para desenvolvedor WordPress, que se enquadra no setor de tecnologia, apresenta alta empregabilidade e remuneração interessante.

Por fim, esperamos que, com este artigo, tenhamos deixado claras todas as funções de um desenvolvedor WordPress. Agora, aproveite a visita em nosso blog para fazer nosso teste e descobrir o seu curso ideal!

Quero indicar um amigo