Hoje em dia, a tecnologia não só faz parte da rotina das empresas como é indispensável para seu bom funcionamento. Um desenvolvedor é aquele profissional capaz de criar e atualizar sistemas para otimizar os processos da empresa, além de interagir com os clientes pela interface concebida.

Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, investir em carreiras tecnológicas é uma ótima iniciativa para conquistar um espaço ainda pouco explorado e obter êxito profissional. Quer descobrir como trabalhar com desenvolvimento de software? Continue a leitura e saiba o que fazer!

Por que se especializar em desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de software é um trabalho que busca essencialmente criar programas que possam tornar reais soluções para negócios. Afinal, um software tem a função principal de otimizar processos e resolver problemas dentro de uma organização.

Entretanto, muitas empresas não trazem a estrutura e os profissionais adequados para criar seus próprios sistemas de forma eficiente. Acabam, dessa maneira, com programas cheios de bugs ou optam por adaptar versões pré-existentes, que continuamente apresentam falhas.

Por isso, um bom desenvolvedor é um profissional altamente valorizado. Ele entende o problema do cliente e consegue planejar e executar um software específico para ele de maneira funcional. É ele quem orienta os programadores, direciona a equipe de testes e oferece suporte ao gerente de projetos. Ou seja, ele é o ponto central de qualquer desenvolvimento de software.

Quais são as habilidades de um desenvolvedor de software?

Além dos cursos ligados à tecnologia da informação, há muitas habilidades que um profissional dessa área carece de desenvolver para se destacar no mercado de trabalho. Aproveite para descobrir algumas delas!

Desenvolva um perfil analítico

Uma mente analítica é essencial para ser um bom profissional de desenvolvimento de software. Afinal, você deve ser capaz de coletar e processar dados, bem como de resolver problemas com base nessas informações. Ou seja, transformar números em relatórios.

A boa notícia é que essas habilidades podem ser aprimoradas. Basta que você invista no estudo das linguagens de programação, exercícios de lógica e problemas com algoritmos. Com o tempo, seu cérebro estará bem treinado para compreender aqueles códigos de maneira fluente.

Aposte na criatividade e inovação

Sabemos que muita gente acredita que pessoas ligadas às ciências exatas e tecnológicas não exercitam a criatividade. No entanto, cada vez mais se trata de uma habilidade indispensável para encontrar soluções inovadoras!

Dessa forma, na busca por desenvolver sistemas cada vez mais funcionais e precisos, os profissionais de desenvolvimento de software precisam investir na sua capacidade criativa para se destacar. Uma boa forma de exercitar isso é com a ajuda de cursos de criação, como o design de jogos, entre outros.

Tenha boas noções de inglês

Falar inglês é uma habilidade indispensável praticamente em qualquer segmento. Entretanto, na área tecnológica, o idioma assume uma importância ainda maior. Afinal, a grande maioria das plataformas e códigos são criados fora do Brasil, assim como a publicação de artigos e obras de referência.

Portanto, sem uma boa fluidez naquele idioma, vai ser muito difícil progredir na área de sistemas de informação.

O desenvolvimento de software é um setor promissor, com excelentes ofertas de emprego e salários bem interessantes. Contudo, um profissional dessa área deve estar disposto a se atualizar e estudar constantemente. E na HSM University você encontra diversos cursos para estar sempre um passo à frente da concorrência.

Você já conhecia as vantagens de investir nessa carreira? Então entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Quero indicar um amigo