Dar continuidade aos estudos faz toda a diferença para quem busca desenvolvimento na carreira. Uma especialização ou aprofundamento de seus conhecimentos em uma determinada área ajuda a se destacar no mercado, desenvolver novas habilidades e atingir um maior sucesso profissional.

No entanto, com tantas possibilidades, é comum os profissionais ficarem na dúvida sobre qual é a melhor opção a se seguir. Por isso, neste artigo, vamos explicar as principais características e objetivos de cada modalidade de estudo. Confira!

Por que investir em desenvolvimento de carreira?

O mercado de trabalho atual exige que os profissionais estejam em constante evolução. Afinal, para se destacar em um ambiente cada vez mais exigente e competitivo, é necessário ir além dos seus concorrentes.

Dessa forma, investir no desenvolvimento de carreira é uma necessidade para quem deseja obter sucesso profissional em qualquer área de atuação. Afinal, além de ganhar confiança e credibilidade, sempre haverá espaço para quem busca a excelência. Isso quer dizer que, para os melhores profissionais, sempre haverá uma boa oportunidade.

Quais são as opções de estudo para desenvolvimento de carreira?

Como é fácil perceber, estar empregado não quer dizer se acomodar. Ainda que você já esteja bem colocado no mercado de trabalho, é necessário continuar estudando e se desenvolvendo para não se tornar obsoleto e ser engolido pela concorrência. Para evitar que isso aconteça, veja a seguir algumas opções de estudo para impulsionar sua carreira.

1. Pós-graduação

Na verdade, o termo “pós-graduação” se refere a tudo o que vem depois da faculdade. A questão é que existem diferentes modalidades dessa formação, como você verá aqui.

De modo geral, encontramos dois tipos de pós-graduação: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O primeiro se refere a uma especialização, focada em aperfeiçoar aspectos e habilidades de um profissional que deseja atuar no mercado. Já o segundo é voltado para a atuação acadêmica, preparando professores universitários e pesquisadores para seja qual for a sua área.

2. MBA

O MBA (sigla de Master Business Administration) é um tipo de pós-graduação Lato Sensu, voltado especificamente para a área de negócios e gestão empresarial. Assim, trata-se de uma boa alternativa para quem deseja se aprimorar nesse ramo.

Para cursar um MBA é recomendado já ter um tempo de pelo menos três anos de atuação na sua determinada área, além de uma presença já consolidada nela. É uma formação muito indicada para quem ocupa cargos de gerência, direção e presidência, por exemplo.

3. Mestrado

O mestrado é uma forma de pós-graduação que visa ampliar seus conhecimentos ou habilidades em determinado segmento. Normalmente, faz parte do processo a elaboração de uma tese sobre o tema em que você deseja se aprofundar, a qual será essencial para sua aprovação. Existem duas modalidades dessa formação: o mestrado acadêmico e o profissional.

A primeira é a mais tradicional: voltada para quem deseja dar aulas em universidades ou atuar em pesquisa. É indicada para profissionais que gostam de pesquisa e muita leitura. Entretanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, também pode ser bem-aceita nas organizações.

A segunda modalidade, o mestrado profissional, é indicado para pessoas que desejam desenvolver sua prática dentro do mercado de trabalho. Seu foco é o ensino e aprofundamento de técnicas, processos e determinadas temáticas, dentro de cada área de atuação.

4. Doutorado

Essa é uma formação que só pode ser feita após a conclusão do seu mestrado e, assim como essa outra modalidade, exige a elaboração de uma tese. No doutorado, entretanto, essa produção precisa ser mais aprofundada, geralmente discorrendo sobre algum tema de estudo novo.

Esse tipo de formação costuma ser mais voltado para a área acadêmica. Normalmente, ele prepara seus alunos para trabalharem com pesquisa de forma mais ampla e profunda.

5. Concurso

Muitos profissionais optam por se dedicar aos estudos para concurso, seja na sua própria área de formação ou em alguma diferente. Pode ser uma boa alternativa para quem deseja trocar de atividade ou garantir uma maior estabilidade, mas é preciso se lembrar que, assim como as outras modalidades, essa também é uma tarefa complexa, que exige muita dedicação e que pode levar tempo para dar resultados.

Existem diversas maneiras de se estudar para concursos, como cursos online e presenciais, apostilas e outros canais específicos para o assunto. É importante ficar atento às oportunidades e descobrir o que funciona melhor para você.

6. Curso livre

Os cursos livres são excelentes recursos para o desenvolvimento de carreira. Geralmente têm duração menor e abordam temas atuais e bem específicos. Dessa forma, eles são perfeitos para que você se mantenha atualizado ou aprenda informações novas e pontuais.

Além disso, por meio deles é também possível se aprofundar em algum tema específico que você viu dentro de uma pós-graduação, ou aprender sobre uma lei ou até mesmo um processo de gestão inovador, por exemplo. Outra vantagem é que muitos deles oferecem declarações de conclusão e podem contribuir para rechear o seu currículo, além de tornarem você um profissional mais qualificado.

Como escolher uma boa instituição para desenvolver sua carreira?

Escolher uma boa instituição de educação é essencial para garantir a validade dos certificados e a qualidade do ensino. Assim, listamos aqui algumas dicas valiosas para evitar problemas que custam seu tempo e dinheiro. Veja:

  • pesquise sobre os cursos que ela oferece: algumas instituições apresentam tradição em determinados segmentos — se esse for o caso, as chances de oferecerem bons produtos são maiores;
  • confira se ela possui o selo de aprovação do MEC: o Ministério da Educação tem critérios para avaliar a qualidade do ensino das instituições — assim, para que seu diploma ou certificado tenha validade, é essencial que o curso tenha o selo de aprovação;
  • verifique a nota que o curso recebeu no IGC (Índice Geral de Cursos): por meio desse índice, que varia de 1 a 5, o Governo Federal avalia a qualidade dos cursos superiores;
  • consulte a qualificação dos profissionais: uma instituição de qualidade reúne um corpo docente forte — portanto, verifique o currículo dos professores que fazem parte da grade do seu curso.

Como foi possível perceber, existem muitas formas de estudar quando se está buscando desenvolvimento na carreira. Para saber qual é a melhor, é preciso considerar seus objetivos e prioridades, pois cada uma das opções tem focos e características diferentes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a clarear as ideias! Para receber mais conteúdos e novidades, curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para acessar nosso conteúdo exclusivo!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.