Quando se tem uma empresa, sabemos que o público-alvo é o objetivo. Toda estratégia de marketing deve ser direcionada a quem vai consumir seu produto. Porém, quando as vendas estão estagnadas ou baixas, o que fazer?

Aplicar técnicas de economia comportamental é uma opção para que vender mais, aumentar os lucros e crescer o seu negócio de uma vez por todas. Mas você sabe o que é isso? Quer descobrir como fazer a aplicação em sua empresa? Então, continue a leitura para descobrir!

O que é economia comportamental?

É o estudo da forma como o consumidor toma decisões relativas às suas compras, daí deriva o termo comportamento. A definição clássica de economia se atém mais à lógica e às previsões. Já na comportamental, o ser humano é visto como um ser que dotado de emoções que reage a estímulos, os quais o fazem gastar ou não seu dinheiro.

A expressão foi cunhada nos anos 70 a partir da pesquisa de um professor da Booth School of Business (Universidade de Chicago) chamado Richard Thaler. A pesquisa multidisciplinar contou com a ajuda da Psicologia e da Sociologia para estudar a relação dos seres humanos com a economia e suas decisões de compra.

O professor, a partir de seus estudos, concluiu que o comportamento dos humanos em relação à economia pode ser descrito como irracional, porém de uma forma previsível, o que permite estudá-lo e utilizá-lo para maximizar a relação de compra e venda.

Quais são suas aplicações?

O conceito é um pouco abstrato e complicado, mas, na prática, é simples e traz diversos benefícios aos negócios. Basicamente, trata-se de conhecer o seu consumidor para conversar com ele de uma forma eficiente, trabalhando em sua mente e oferecendo o que ele quer.

O conceito de neuromarketing entra nessa jogada. Conhecer o comportamento do seu consumidor é essencial em qualquer boa estratégia. Saber sobre os sentimentos que o cliente tem em relação a seu produto ou serviço vai fazer com que ele se sinta próximo de você. Assim, fica mais fácil alcançá-lo.

Analisar e realizar pesquisas de mercado de forma constante também é outra forma de aplicar a economia comportamental. Você precisa saber o que seu cliente pensa e deseja para oferecer aquele produto irresistível e irrecusável. Assim, é possível estreitar os laços com os clientes, vender mais, aumentar os lucros e fidelizá-los.

Como se aprofundar em economia comportamental?

Como apresentamos, há diversos benefícios de compreender o comportamento do cliente. É possível se aprofundar em economia comportamental e entender mais sobre as relações com o cliente e as aplicações das técnicas.

O curso de pós-graduação oferecido pela HSM University é o ideal para que você se conheça nos conceitos, aprenda sobre neuromarketing, aumente as suas vendas e fidelize cada vez mais clientes.

Para ter um negócio de sucesso, é importante sempre se atualizar em relação a novos conceitos e técnicas do mercado. Estar por dento da economia comportamental é um grande passo para quem deseja se destacar no mercado de vendas.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo. Aproveite que terminou a leitura e entre em contato com a HSM University! Oferecemos o melhor ensino à distância no mercado de gestão e negócios.

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