Em uma realidade em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, buscar novas qualificações é muito importante. Além de ajudar a se destacar, elas promovem o crescimento da carreira e colaboram para alcançar seus objetivos. Dentro desse contexto, o sistema de educação a distância (EAD) pode ser uma ótima solução.

Muitas pessoas não buscam novos aprendizados por falta de tempo ou dinheiro, mas essa modalidade costuma ser bem mais acessível nesses pontos. Descubra, a seguir, os principais motivos para você apostar no estudo a distância!

Por que escolher o estudo a distância?

Antes de conhecer as principais vantagens do estudo a distância, é preciso ter em mente que essa modalidade tem a mesma validade que a presencial. Ao se formar, o estudante recebe um diploma que vale igualmente para se destacar no mercado e conquistar oportunidades. Veja agora os principais motivos para estudar a distância!

Flexibilidade no aprendizado

Essa é uma das grandes vantagens do estudo a distância: ele permite ter muita flexibilidade. Você poderá assistir às aulas quando e onde quiser, ajustando a sua rotina, de modo que a organização fique mais fácil. É possível ter acesso ao conteúdo, por exemplo, em intervalos no seu trabalho ou dentro do transporte público. Assim, tudo fica bastante customizável.

Desenvolvimento do currículo

O EAD conta com muitos cursos de qualidade em diferentes modalidades. São graduações, pós-graduações, cursos técnicos, cursos livres e até cursos de idiomas que podem ser feitos com todas as facilidades desse sistema, sem perder a sua relevância — desde que a instituição esteja devidamente inscrita no Ministério da Educação (MEC).

Além de aumentarem sua capacitação, essas opções também são grandes destaques em um currículo. O diploma de um curso EAD, como o de um curso presencial, exige que você trabalhe algumas habilidades comportamentais que podem ser bastante úteis na vida profissional — alguns exemplos são a disciplina, a organização, a comunicação e a proatividade.

Maior autonomia do aluno

O modelo EAD exige que o próprio aluno se organize para estudar. Assim, apenas você determina seus horários, seu tempo de estudo diário, o momento de fazer as atividades e a pausa para descanso. Além disso, é preciso ter iniciativa de procurar os professores para tirar dúvidas e os colegas em trabalhos em grupo.

Como já apontamos, tudo isso será importante para o mercado de trabalho: você é quem se organiza com prazos, busca oportunidades e procura ajuda quando necessário. Dessa forma, desenvolver essas habilidades no curso EAD ajuda a chegar mais preparado e acostumado com essas ações.

Melhor custo-benefício

Na modalidade de estudo a distância, as mensalidades não costumam incluir os custos físicos, uma vez que os alunos não utilizam tanto o espaço da faculdade. Muitas vezes, isso já torna esse sistema mais em conta do que o presencial.

É preciso lembrar, também, que você não precisará gastar tanto tempo com transporte (pois pode fazer as aulas em casa) e nem arcar com uma grande quantidade de xerox (já que os materiais ficam disponíveis online).

Ao mesmo tempo, a qualidade das aulas se mantém equivalente aos outros modelos, os materiais permanecem valiosos e você ainda terá a oportunidade de testar seus conhecimentos nas atividades práticas propostas. Assim, o custo-benefício de investir no EAD se mostra muito positivo: os gastos diminuem e o conhecimento adquirido é o mesmo!

Serviços de atendimento e suporte qualificados

Apesar de ser feito a distância, um curso EAD permite que você tire dúvidas e interaja com seus colegas e professores. São fóruns de discussão, videoconferências e chats: tudo para tornar a sua experiência mais completa. Além disso, algumas atividades podem ser presenciais, a fim de que o aluno consiga explorar na prática tudo que foi aprendido nas aulas.

Como aproveitar ao máximo ao estudar online?

Quem começou a leitura deste artigo pensando que estudar a distância seria fácil percebeu que não é bem assim que a realidade funciona. Com a responsabilidade do aprendizado em mãos, é preciso de uma dose extra de sabedoria para que as matérias não se acumulem e você não se perca durante os semestres.

Para ajudar nesse momento, trouxemos algumas dicas para que você aproveite cada etapa do EAD e se torne um profissional de sucesso — que vão muito além de ter disciplina. Confira!

Aposte na organização

Em um curso presencial, o costume é que os estudantes tenham uma aula diferente (ou mais) por dia, certo? No estudo a distância, você pode organizar as disciplinas dessa forma. Mas enquanto algumas faculdades liberam os conteúdos de cada matéria por vez, outras optam por disponibilizar tudo o que é preciso aprender em um semestre.

De toda forma, material não vai faltar para seus estudos. Separe, então, os tópicos existentes e encaixe-os nos dias que você têm disponíveis para se dedicar à faculdade. Lembre-se de não deixar tudo para última hora para que o prazo dos trabalhos e provas seja o mais tranquilo possível.

Para criar um cronograma eficiente, aposte em métodos de estudo que otimizem a sua produtividade e o ajudem a aprender mais. A leitura ajuda bastante, mas não é o bastante para um aprendizado completo. Recorra a mapas mentais, resolução de exercícios, entre outras técnicas.

Crie uma lista de prioridades

Com essa rotina de estudos e a flexibilidade, você pode dar prioridades diferentes para os conteúdos. Afinal, alguns você domina mais que outros, enquanto há aqueles que naturalmente tomam um tempo de dedicação maior. Para descobrir quais são, comece uma lista de quais disciplinas você acha difíceis.

Ao saber disso, você pode reformular a rotina, dando mais tempo de estudo para um do que para outro. As revisões também devem ser incluídas, pelo menos uma vez por semana, para que os conteúdos sejam absorvidos melhor.

Escolha um local apropriado para estudar

Por mais que a vantagem do EAD seja estudar onde você quiser, um local silencioso e reservado sempre será a melhor opção para fortalecer o aprendizado.

Se tiver a oportunidade, escolha um lugar da casa que tenha a iluminação correta, espaço para os materiais de que você precisa e em que ninguém possa incomodá-lo. Desligue a televisão e evite distrações na internet ou no celular.

Descanse sempre

Mesmo que você se sinta empolgado em estudar as matérias novas, reserve aqueles momentos de descanso. São eles que vão recarregar as suas energias para voltar ainda mais animado à plataforma de ensino.

Nesse meio tempo, converse com as pessoas que você ama, confira as notificações das redes sociais, pratique um exercício físico ou o que preferir — só não fique com aquele tópico difícil do curso na cabeça!

Como vimos, o estudo a distância é uma excelente opção para quem deseja contar com vantagens como flexibilidade e autonomia — tudo isso sem prejudicar o orçamento. Para que a sua carreira se beneficie ainda mais, faça uma escolha inteligente: procure por uma instituição de referência, com o melhor corpo docente e qualidade superior no conteúdo programático.

É isso que você busca? Então, fica aqui nosso convite para conhecer a HSM University. Entre em contato com nossos consultores e descubra mais sobre as ofertas de cursos e todos os benefícios de estudar conosco. Não perca essa oportunidade!