Para uma expansão saudável e inovadora do seu negócio é preciso agir estrategicamente por meio de ferramentas de projetos, para atingir resultados com eficiência e precisão — qualidades esperadas em qualquer planejamento.

Felizmente existem diversas soluções disponíveis que contribuem com o monitoramento de processos e tarefas organizacionais. Esse recurso tecnológico conduz atividades, gerencia dados, acompanha o andamento do projeto e dinamiza a comunicação da equipe, especialmente entre profissionais de tecnologia.

Pensando nisso, reunimos as melhores ferramentas de gestão de projetos da atualidade. Confira a seguir.

1. Trello

O Trello surgiu para levar o método japonês de organização de tarefas Kanban para o computador. O app, lançado em 2011, já é utilizado no mundo todo, organizando funções por equipes que trabalham de forma remota.

Nele, é possível mover os cartões pelas colunas presentes no quadro de atividades conforme elas vão sendo feitas, garantindo um acompanhamento claro e visual.

2. Slack

O Slack foi desenvolvido para facilitar o diálogo entre as pessoas envolvidas no projeto. Com ele, é viável criar canais e configurar notificações para monitorar e elevar a produtividade geral. Dessa forma, é possível ter uma visão panorâmica dos projetos e etapas em curso.

O app oferece bate-papo e tem vínculo com Dropbox e Google Drive para o compartilhamento de arquivos. Sem contar que configura lembretes e destaca termos ou palavras que devem ser notificados.

3. GanttProject

Com o auxílio do GanttProject, você consegue desmembrar o seu projeto em uma árvore de funções e direcionar pessoal e finanças para cada tarefa. Também é possível estabelecer dependências entre etapas, como “essa atividade não deve iniciar até que esta tenha finalizado”.

Além disso, essa solução gera e imprime gráficos em HTML e PDF e compartilha informações com o Microsoft® e ferramentas de planilha eletrônica. É tudo muito intuitivo e de fácil utilização. Você não precisará de manuais para trabalhar com o Grantt Project.

4. Microsoft Project

Se você curte o Excel, o Microsoft Project será uma interface familiar. Nele, é possível gerir projetos e avaliar cenários para compreender o quanto alterações podem afetar no planejamento.

A solução também disponibiliza checagem da carga de trabalho do time, o que facilita a definição de metas e prazos. Ela é paga, mas existe uma versão gratuita para testar.

5. Runrun.it

O Runrun.it monitora toda a movimentação da sua equipe. É possível estipular quais tarefas precisam ser delegadas para cada colaborador, diminuindo a duplicidade. Além disso, você pode acessar avaliações de desempenho e duração de cada função, o que permite otimizar a gestão de tempo.

A ferramenta também organiza os projetos por prioridades, notificando a gerência responsável em relação aos prazos de entrega. Já a comunicação ocorre na própria solução, pois cada membro tem a sua timeline, o que ajuda nas tomadas de decisões.

6. Artia

O Artia une funcionalidade de metodologia ágil, como Kanban, e gráficos de Gantt. Tudo sincronizado em tempo real, permitindo que a equipe gerencie as funções com praticidade, avançando nas técnicas de acordo com a demanda.

Lançado em 2022 pela empresa Euax — notória em consultorias de gestão de projetos — esse recurso é um dos primeiros sistemas online criados no Brasil e conta com funcionalidades de organização, compartilhamento e controle de tarefas e projetos.

E então, o que achou das ferramentas de gestão de projetos mencionadas? Para escolher a melhor, avalie as demandas da empresa (ou setor), consulte usuários e faça testes. Dessa forma, a aplicação escolhida pode contribuir de forma estratégica com a metodologia ágil do seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter para ficar por dentro de novidades.

Quero indicar um amigo