Já reparou que a frase “não tenho tempo” sempre acaba aparecendo em nossa rotina? Contando os compromissos do trabalho, pessoais e até dos estudos, parece que as 24 horas de um dia são insuficientes para dar conta de tudo. É também uma das desculpas mais usadas para recusar convites e postergar certas obrigações.

Para aposentar essa frase e ter maior controle de suas atividades, as ferramentas de gestão de tempo são boas aliadas. A partir de agora, vamos conhecer as principais e entender como usá-las de melhor forma. Confira!

Quais são as ferramentas para gestão de tempo?

Sem mais delongas, vamos às opções de ferramentas para uma gestão eficiente!

Todoist

E se você pudesse fazer uma lista com todas as tarefas do dia para não deixar nenhuma de fora, dedicando a atenção que elas merecem? Para isso existe o Todoist. Em grandes projetos, há a possibilidade de dividi-lo em atividades menores, avaliando o cumprimento ou não das metas e o seu desempenho.

Trello

O Trello utiliza a metodologia do Kanban para ajudar você a gerenciar seu tempo. Nele, você lista todas as atividades, coloca prazos, insere imagens ou arquivos de apoio e até pode fazer comentários.

É possível organizar as colunas entre as tarefas em andamento, finalizadas e assim por diante. Uma das vantagens é poder trabalhar tanto sozinho quanto em equipe com essa ferramenta.

Google Keep

Há quem tenha abandonado o papel há tempos pelas facilidades encontradas digitalmente. O Google Keep é um substituto dos post-its, para aqueles momentos em que você precisa fazer anotações.

Em vez de gastar bons minutos procurando alguma folha ou anotar em qualquer lugar, correndo risco de perder, basta digitar, fixar onde quiser, atribuir cores e até criar notificações.

Rescue time

Para acabar com a procrastinação em páginas da web, nas redes sociais e em outros aplicativos, o Rescue Time surge como um grande aliado. Isso porque ele monitora o tempo em que você passa em cada uma delas, oferecendo um relatório completo.

Com ele em mãos, é possível eliminar mais facilmente as distrações e, assim, ter aumento da produtividade.

Quais são os benefícios de saber gerenciar o tempo?

Com todas essas ferramentas de gestão de tempo, você entendeu a verdadeira importância de investir nessa prática? Veja as vantagens a seguir!

Aumento da produtividade

Muitas vezes, uma atividade pode levar o dia todo. Em alguns casos, elas até precisavam dessa atenção. Mas há outros em que você chegou a essa situação porque não tinha ideia de outros compromissos ou se distraiu demais.

Com a gestão de tempo, você se propõe a realizar uma atividade dentro de um prazo e se esforça para segui-lo. Isso garante uma boa dose de produtividade, que aumenta à medida que sua mente entende a prática como um hábito.

Ajuda na organização

Com as ferramentas de gestão de tempo, você consegue enxergar melhor como funcionam os seus dias, em vez de apenas deixá-los passar. Com isso, pode modificar o que não está dando certo e encaixar as atividades que aparecerem no caminho. Essa é uma organização que levará, inclusive, para outros cenários de sua vida pessoal e profissional.

Mantém a motivação

Quando o tempo parece apertado a semana toda e você não vê saída para organizar suas tarefas, a desmotivação torna-se uma consequência natural. A gestão entra em cena para mostrar que conciliar essas atividades é possível, tornando o desafio mais positivo de se vencer.

As ferramentas de gestão de tempo podem ajudar bastante em sua rotina. Mas lembre-se de que adquirir bons hábitos é essencial para obter sucesso nessa empreitada. Por isso, deixe de lado a procrastinação e distrações enquanto estiver se dedicando aos estudos ou trabalho e, assim, aproveite melhor cada minuto para potencializar a sua bagagem de conhecimentos.

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