Quando refletimos sobre ferramentas para desenvolver a educação empresarial, encontramos uma série de recursos que vão muito além de livros teóricos, conceitos e abordagens técnicas. Às vezes, precisamos dar um pouco de descanso à mente e deixar as informações se conectarem conosco de maneira livre e inspiradora.

Pensando nisso, neste artigo recorremos à sétima arte para trazer uma lista com 4 filmes sobre liderança para que você alcance um novo olhar sobre o que é ser um líder, quebrando preconceitos e tendo insights valiosos na construção de sua carreira. Então, prepare a pipoca, acomode-se e vamos lá!

1. Jobs

Nada mais justo que abrirmos nossa lista com Jobs, filme que retrata a trajetória do cofundador da gigante Apple e um dos homens mais influentes do mundo. O filme biográfico conta a história do empreendedor Steve Jobs (Michael Fassbender), que fundou em casa com alguns amigos aquela que seria uma das maiores empresas de tecnologia da história.

Inclua aí como tempero os obstáculos, desafios e as próprias dificuldades pessoais que Steve Jobs enfrentou desde o início até quando a empresa já era uma multinacional.

Tenha um olhar crítico a respeito das técnicas de persuasão na hora de fechar negócios ou defender uma ideia, do poder do relacionamento interpessoal para dirigir um time e de como as tomadas de decisões às vezes são processos controversos.

2. Coach Carter: treino para a vida

Uma produção baseada em fatos reais, Coach Carter conta a história do comerciante de artigos esportivos Ken Carter (Samuel L. Jackson), que foi convidado para ser treinador de uma equipe de basquete composta por garotos em vulnerabilidade social. Pouco estudo, tráfico de drogas e desestruturação familiar são alguns dos problemas que ele enfrenta para colocar aqueles meninos na linha e torná-los vencedores.

O filme é interessante para entendermos os diferentes tipos de liderança, pois o treinador Carter teve de assumir uma postura autocrática para conquistar o respeito do grupo. Criticado por uns e adorado por outros, ele é um personagem com forte cunho motivacional ao incentivar à sua maneira como batalhar pela mudança de vida e realização de sonhos.

3. Escritores da Liberdade

Assim como Coach Carter e Jobs, líderes precisam ser inspiradores e capazes de mudar realidades por mais difíceis que elas sejam. Em Escritores da Liberdade, isso é retratado por meio da professora novata Erin Gruwell (Hilary Swank), que começa a dar aulas em uma escola marcada por um clima de agressividade e violência, sobretudo por conta de questões sociais e raciais.

O mais interessante desse filme é como ela enxerga com empatia os adolescentes rebeldes e aplica métodos de aprendizagem diferentes, ganhando a atenção da turma para lhes devolver a autoconfiança e implantar valores como tolerância e respeito ao próximo.

Entre as muitas reflexões, o filme demonstra o quanto os líderes precisam desenvolver uma visão holística de suas equipes e ficar atentos a possíveis questões pessoais que prejudiquem a produtividade e o clima organizacional, por exemplo.

4. O Discurso do Rei

Uma das principais ferramentas de um líder é a comunicação assertiva. Por isso, saber falar em público e conduzir a audiência a comprar suas ideias é uma condição para ganhar a confiança dos liderados.

Em O Discurso do Rei, essa questão é apresentada por meio das frustrações e medos que o recém-empossado rei da Inglaterra, George VI (Colin Firth), enfrenta por ser gago. Após um forte tratamento com métodos pouco ortodoxos para a época, ele se livra dessas condições e conquista a confiança dos súditos, especialmente com a chegada da Segunda Guerra Mundial.

Esperamos que esses filmes sobre liderança ajudem bastante na construção da sua carreira! Agora é só assistir e refletir sobre seu momento como líder hoje e o que você mudaria com base nas histórias desses longas-metragens.

Por falar nisso, compartilhe este post nas suas redes sociais e indique aos seus amigos quais filmes da lista você mais gostou!

Quero indicar um amigo