É comum que as pessoas se confundam com os termos “front-end” e “back-end” ao se aventurar na criação de um novo software.

O número de ferramentas feitas para auxiliar os desenvolvedores mais organizados em seus projetos vem crescendo diariamente. Aliado a isso, os profissionais de front-end e back-end trabalham em conjunto para criar os sistemas necessários em um aplicativo ou software.

Tem interesse em entender as diferenças e saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

O que é desenvolvimento front-end?

Executa-se o front-end usando uma combinação de tecnologias, tais como: Hypertext Markup Language (HTML), JavaScript e Cascading Style Sheets (CSS).

Os desenvolvedores de front-end projetam e constroem os elementos da experiência do usuário na página web ou aplicativo, incluindo botões, menus, páginas, links, gráficos e muito mais.

O que é desenvolvimento back-end?

O back-end, também chamado somente de “servidor”, consiste no servidor que fornece os dados solicitados na aplicação que os canaliza e na base de dados que organiza as informações.

Quando um cliente procura por tênis em um site, por exemplo, ele está interagindo com o front-end. Após colocar o item no carrinho e autorizar a compra, ele está interagindo com o back-end. Todas as informações são, portanto, enviadas pelo servidor.

Quais são as diferenças entre eles?

É importante frisar que, embora o desenvolvimento de front-end trate do lado visual e interativo de um site, ele não é o mesmo que web design.

O desenvolvedor de front-end toma o design elaborado e o transforma em algo funcional por meio das linguagens usadas nessa área. O desenvolvedor de back-end, por sua vez, atua na parte dos sistemas e garante que esteja tudo devidamente certo com o servidor.

Qual é o perfil do profissional de front-end?

O profissional de front-end deve ter domínio das ferramentas fundamentais para desenvolvimento, que são HTML, CSS e JavaScript. Entenda melhor.

HTML

A linguagem de marcação de hipertexto é o núcleo de um site, fornecendo o design geral e suas funcionalidades. A versão mais recente foi lançada no final de 2017, conhecida como HTML 5.2. A atualização inclui mais ferramentas destinadas a desenvolvedores de aplicativos da web, bem como ajustes feitos para melhorar a interoperabilidade.

CSS

As folhas de estilo em cascata oferecem aos desenvolvedores uma maneira flexível e precisa de criar designs de sites atraentes e interativos.

JavaScript

Essa linguagem baseada em eventos é útil para criar elementos dinâmicos em páginas da web HTML estáticas. Ela permite que os desenvolvedores acessem elementos separados da página HTML principal e respondam a eventos ao lado do servidor.

Qual é o perfil do profissional de back-end?

O perfil do profissional de back-end deve contar com domínio dos sistemas operacionais de servidores, possibilidade de análises claras das informações e estatísticas com dados de todas as métricas geradas pelo site, entendimento de frameworks e o conhecimento das linguagens de back-end.

Para ambos perfis de profissionais, é essencial ter as noções básicas da língua inglesa.

Exemplos de linguagens de back-end

  • PHP
  • Ruby
  • JavaScript
  • Python

Como se especializar em front-end e back-end?

Quem almeja obter sucesso na área de desenvolvimento web deve dominar as linguagens de programação e conhecer suas ferramentas e funcionamentos.

Por isso, é essencial buscar uma gestora de cursos de alta qualidade, que seja efetivamente voltada para o mercado de trabalho e para a melhor educação executiva. A HSM University reúne o que há de melhor nos seus cursos de dev front-end e dev back-end.

Você terá acesso a muito conteúdo importante e a uma plataforma que viabiliza networking com colegas e professores, bem como à tutoria P2P (peer-to-peer). A metodologia dos cursos vai permitir que o aluno programe desde a primeira aula e aprenda tudo de forma prática e tranquila. Ou seja, você poderá dar o start em uma carreira de sucesso, aprendendo a programar do zero. Que tal?

Seja você um iniciante ou avançado, um bom desenvolvedor front-end e back-end está em constante mudança e aprende o tempo todo — são essas as características fundamentais para uma carreira de sucesso!

Gostou do conteúdo? Para entender melhor como se tornar referência no ramo de desenvolvimento web, entre em contato conosco!

Quero indicar um amigo