Um ano novo é sempre nova oportunidade para estabelecer boas metas. Mas também para elaborar uma lista detalhada dos objetivos que você tentará alcançar durante o ano. Cientes das oportunidades que isso pode oferecer, cada vez mais pessoas querem entrar no mundo da programação de computadores.

É muito comum desenvolvedores já experientes definirem a meta de aprender uma nova linguagem de programação pensando no crescimento profissional. Vale lembrar que existem muitas linguagens de programação disponíveis — na verdade, mais de 700!

Está em dúvida sobre o futuro do JavaScript? Descubra aqui o que esperar para essa linguagem de programação.

Ainda é importante estudar JavaScript?

Embora seu lançamento inicial tenha ocorrido há quase 30 anos, JavaScript ainda é uma das linguagens de programação mais úteis e solicitadas na era digital. A linguagem Java se tornou realidade em 1991, durante uma época em que C++ dominava o mundo de desenvolvimento de aplicativos.

Porém, outros desenvolvedores tinham propósito de simplificar o processo de construção de aplicativos para empresas. Então, James Gosling e a equipe da Sun Microsystems criaram JavaScript para ser uma linguagem de programação interpretada e orientada a objetos com suporte à programação multithreading.

Por que desenvolvedores devem priorizar o estudo de JavaScript?

A linguagem de programação JavaScript não é líder há mais de uma década. Apesar disso, entender sobre programação JavaScript realmente permite que você faça tudo no mundo da computação. Isso garante o futuro do JavaScript no mercado de desenvolvimento de software.

A hegemonia do Android no mundo dos smartphones permite que essa linguagem seja a ideal para o desenvolvimento de aplicativos móveis. No mundo da computação em nuvem, maiores provedores de serviços como Amazon, Google e Microsoft oferecem suporte à linguagem de programação JavaScript para desenvolvimento de aplicativos.

Ou seja, muita facilidade de uso, atualizações contínuas, enorme comunidade e muitos aplicativos. JavaScript é e continuará a ser a linguagem de programação mais usada no mundo da tecnologia.

Qual é o futuro do JavaScript?

JavaScript é independente de plataforma. Ou seja, os aplicativos só precisam ser criados em um sistema operacional e podem executados em qualquer outra plataforma com suporte. Esse é o diferencial do JavaScript, é possível executar em qualquer lugar.

A linguagem JavaScript pode ser utilizada em laptops, smartphones, videogames e aplicativos de negócios. Como uma linguagem independente de plataforma e incrivelmente versátil, os desenvolvedores conseguem criar aplicativos para uma ampla variedade de projetos e setores.

Grandes corporações continuam usando JavaScript, incluindo Google, Instagram, Spotify e Airbnb. Ou seja, é muito válido estudar JavaScript se você deseja aprender novas competências na área de programação. Para isso, é importante que desenvolvedores encontrem cursos que vão ajudar a crescer na carreira e ser reconhecido como um ótimo profissional no mercado de trabalho.

O futuro do JavaScript não é tão incerto. JavaScript ainda é a linguagem de programação mais importante para desenvolvedores dominarem. Estejam eles tentando conseguir um emprego em uma empresa de software ou atuando como freelancer. Essa linguagem é obrigatória para um desenvolvedor e é aplicável a uma infinidade de projetos, independentemente do campo, setor de negócios ou tipo de programa.

Não perca mais tempo e invista na sua carreira! Conheça agora mesmo o curso de JavaScript da HSMu Code School!

Quero indicar um amigo