Com o crescimento do marketing digital, a comunicação com o consumidor passou a ser alimentada por estratégias baseadas na análise de dados. Isso permite que a sua empresa fale diretamente com os seus clientes em potencial e forneça respostas instantâneas para os seus desejos.

Com isso, o papel do profissional de marketing se transforma à medida que as empresas se adaptam ao rápido crescimento das interações online. Assim, surgem novas oportunidades de trabalho para profissionais experientes, como é o caso do gerente de marketing.

No entanto, para pleitear esse cargo, é preciso conquistar uma série de conhecimentos e habilidades. Pensando em orientar você a se tornar um gerente de marketing e trilhar uma carreira de sucesso, redigimos este artigo com o que precisa saber sobre a descrição do trabalho, a capacitação profissional e experiência desejada. Confira!

O que faz um gerente de marketing?

Um gerente de marketing é responsável por desenvolver uma base de clientes para os produtos/serviços de uma empresa. Juntamente aos analistas de marketing e à equipe de pesquisa e desenvolvimento de produtos, o gestor é encarregado de construir e pôr em prática o plano de marketing da empresa.

O objetivo do trabalho do gerente de marketing é aumentar os negócios por meio da criação de campanhas atraentes com base na profunda compreensão do mercado onde a empresa atua e das necessidades dos consumidores-alvo. Para tanto, precisa monitorar tendências e tomar decisões sobre quando e como reagir a esses fatores, incluindo o aumento da satisfação do cliente.

Com relação ao marketing digital, o gerente de marketing desempenha um papel importante no aprimoramento da conscientização de marca no espaço digital. Ele identifica e avalia novas tecnologias digitais, coordena estratégias para aumento do tráfego do site e das mídias sociais, além de descobrir formas de conquistar leads e aumentar taxas de conversão (como marketing de conteúdo, e-mail marketing, eventos online e criação de aplicativos).

Como se tornar um gerente de marketing?

Observe agora alguns passos indispensáveis para você iniciar a sua trajetória rumo à gerência de marketing.

Capacitação profissional

Digamos que você já seja graduado em Comunicação Social e/ou Marketing. O passo seguinte é ingressar em programas de pós-graduação, como o MBA em Marketing ou cursos de educação executiva.

Além disso, cursos livres ou de extensão universitária podem complementar a formação educacional e trazer informações sobre temas transversais à atuação do gerente de marketing, como contabilidade, finanças, direito empresarial, administração, economia e vendas.

Muitos desses cursos, incluindo a pós-graduação lato sensu (especialização), podem ser feitos na modalidade EAD (educação a distância), o que favorece a flexibilidade do estudo.

Certificações

Ainda com relação à educação continuada, as certificações determinarão a sua aptidão para áreas específicas, por exemplo:

  • certificação em marketing de produto;
  • certificação em marketing financeiro;
  • certificação em marketing executivo;
  • certificação em liderança executiva.

Ter certificações enaltece o seu currículo, pois mostra o seu compromisso com o setor, bem como garante atualização quanto aos mais recentes conhecimentos e práticas. Além do mais, a certificação pode permitir o reconhecimento público de suas realizações profissionais e indicar que você é um profissional de alto padrão.

Experiência em áreas diversas

Ter atuado em áreas distintas permite que você ganhe habilidades para discutir um leque maior de estratégias e coordenar campanhas diversas com propriedade. Seja dentro de uma única empresa, seja trabalhando em diferentes segmentos de mercado, procure engajar-se nas mais diversas atividades de marketing e participar do maior número de etapas ― do planejamento à implementação.

Habilidades de gestão de pessoas

Todos os gerentes devem ter habilidades de liderança e comunicação, pois são responsáveis ​​por motivar as suas equipes ― no caso de um ambiente criativo como o do marketing, isso é essencial para atingir as metas desejadas. Algumas dessas habilidades são:

  • demonstrar integridade;
  • focar-se em resultados;
  • gerir conflitos;
  • manter harmonia e respeito no ambiente de trabalho;
  • ser o exemplo para o time;
  • valorizar os subordinados.

Como você viu, tornar-se um gerente de marketing é resultado de muito esforço, dedicação e sabedoria. Por isso, comece o quanto antes a investir em sua carreira. A HSM University integra o maior ecossistema de educação executiva do país e oferece a formação ideal para os seus objetivos profissionais. Entre em contato conosco e conheça os nossos programas de especialização!

Quero indicar um amigo