Saber qual rumo seguir na trajetória profissional é uma estratégia que vai fazer diferença para o seu crescimento no mercado. Da mesma forma que uma empresa precisa ter um plano de negócios estruturado, os profissionais precisam fazer a gestão de carreiras.

Em outras palavras, você precisa de um guia nessa jornada para tomar as decisões corretas, evitando, assim, erros de percurso. Mas como realizar esse planejamento?

Se você busca essa resposta, confira as informações do nosso post, especialmente sobre o curso ideal para que você aprenda as melhores estratégias para sua carreira. Boa leitura!

Por que investir na gestão de carreiras?

A ideia de fazer a gestão de carreiras é que você realize seus objetivos profissionais. Ao saber aonde quer chegar daqui a 1, 5 e 10 anos, você pode planejar qual caminho é o mais adequado a seguir e consegue subir cada degrau para chegar ao topo, que pode ser:

  • empreender;
  • conseguir uma promoção;
  • alcançar cargos de liderança;
  • entre outras conquistas.

Dessa maneira, obtém uma vantagem competitiva, pois reduz as chances de tomar decisões erradas nessa jornada.

Como fazer esse planejamento?

São diferentes etapas a serem seguidas para fazer um planejamento profissional adequado, como:

  • exercício de autoconhecimento, para entender seu perfil, especialmente seus pontos fortes e fracos;
  • determinação de um ou mais objetivos para a sua carreira;
  • lista de metas realistas (e com prazo para conclusão) para alcançar o que foi determinado, como cursos que você precisa realizar;
  • disciplina para seguir o que foi proposto;
  • revisão dos objetivos e metas sempre que necessário.

Como a empresa também ganha com a gestão de carreiras?

Ao contar com um profissional que faz um plano de carreira bem estruturado, a empresa acaba contando com o talento certo para determinado cargo. Desse modo, tem uma pessoa que entrega resultados e que motiva a equipe.

Ter um gestor com o conhecimento de estratégia de crescimento profissional também será positivo para a organização, pois ele pode enxergar as habilidades e competências de seu time e ajudá-los a traçar o melhor caminho para crescerem junto à empresa.

Como escolher o curso ideal para gestão de carreiras?

Uma dúvida de muitos profissionais é onde buscar um conhecimento de qualidade sobre esse tema. A dica é o curso da HSM University, que tem duração de 40 horas (2 meses), e é digital.

Você vai descobrir os modelos de gestão de carreiras, as tendências nesse campo, os principais instrumentos para colocar em prática essa estratégia, entre outros tópicos.

Aprenda com professores qualificados em gestão e estudos de caso de grandes empresas. Se surgir qualquer dificuldade, você ainda tem a tutoria para que possa ter a melhor experiência nesse aprendizado.

Viu só como você pode tomar as rédeas do seu futuro profissional ao entender melhor a gestão de carreiras e colocar essa estratégia em prática? O ideal é buscar conhecimento de qualidade e se manter atualizado para estipular as melhores rotas na sua jornada no mercado.

Tem interesse em aprender mais sobre essa estratégia? Conheça os detalhes do curso Gestão de Carreiras da HSM University e saia na frente!

Quero indicar um amigo