Uma das formas de otimizar a produtividade é fazendo a gestão de processos nas empresas. Isto requer conhecimento, dedicação e muito planejamento, que gera resultados extremamente positivos. Fazê-la de maneira correta é mais que um benefício — nos dias atuais e diante da enorme concorrência virou uma necessidade. Isto deve-se a otimização das técnicas, que melhoram a qualidade, reduzem custos e garantem o correto cumprimento de prazo.

De modo geral, a gestão de processos é responsável pela integração entre as diversas atividades desenvolvidas dentro de um empreendimento, seja ele de qual tamanho for. Em algumas, inclusive, o gestor acaba tornando-se um mini-CEO, já que passa a ser responsável por todo o processo, desde a concepção do produto até o pós-venda.

Esta divisão e distribuição de tarefas traz grandes benefícios, porém, sua implantação e acompanhamento requer atenção. Se ficou interessado e quer saber de que forma isso pode contribuir com sua empresa, confira nosso artigo!

Mapeie os processos

A forma mais eficaz de fazer a gestão é conhecendo todo o processo. Desta forma, o primeiro passo para ter mais produtividade é fazendo um mapeamento das atividades. Isso auxiliará na definição de padrões, permitindo que pode ser observado todo o potencial de integração e de automação da empresa. Com o mapeamento, o gestor saberá ainda detalhar o processo, como custos das atividades, profissionais envolvidos e tempo gasto.

Monitore cada etapa

Para complementar o mapeamento dos processos, é fundamental seu monitoramento constante, analisando dados e os indicadores de desempenho de cada operação. Com eles, um gestor de projetos terá muito mais capacidade de tomar as decisões certas que otimizarão o trabalho da empresa.

Aplique conceitos

Incremente, automatize, simplifique e elimine. Use os indicadores básicos de gestão para otimizar o processo produtivo da empresa. Usando tais conceitos será evitado o retrabalho e os desperdícios de material e de tempo devem ser praticamente zerados.

Porém, para chegar a tais elementos, é necessário o trabalho de mapeamento e monitoramento do processo. Com isso, é possível ver de forma macro e micro todo o processo, identificando as oportunidades e dificuldades da empresa.

Invista na equipe

Além de conhecer profundamente todo o processo da empresa, é fundamental que o gestor de processos invista também na qualidade da equipe envolvida no desenvolvimento dos produtos. Para isso, é necessário que sejam identificados os pontos fortes de cada colaborador e isto seja usado de forma positiva em prol da empresa.

Além disso, é necessário que cada pessoa envolvida no processo conheça os objetivos da empresa e trabalhe juntamente com a gestão para que os processos sigam dentro do fluxo de atividades pré-definido.

Como fica claro, o processo de gestão de processos dentro de uma empresa é fundamental para que a produtividade aumente. Detalhando cada processo e corrigindo erros, pode-se ganhar tempo e aumento da produção.

Este processo de gestão de processos nas empresas pode ser facilitado se o empreendedor tiver experiência na área ou buscar novos conhecimentos por meio do estudo. Se este conteúdo foi útil para você, nos siga nas redes sociais! Sempre compartilhamos conhecimento no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn. Até a próxima!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.