O mundo corporativo está recheado de oportunidades para quem deseja se especializar. Entre elas, investir em cursos de gestão é uma ótima maneira de aproveitá-las, já que permitem a atuação em várias frentes dentro de uma organização.

Se você deseja ser um líder no ambiente de trabalho, um ótimo caminho é estudar Gestão de Projetos ou Pessoas. Tudo vai depender da sua área de atuação. Portanto, para conhecer um pouco mais sobre essas duas especialidades e suas principais características, continue lendo este post e saiba qual a melhor opção para você.

Qual a diferença entre os dois cursos?

O curso de gestão de pessoas tem como foco ensinar o aluno a atuar na gestão do RH. Dessa forma, o estudante vai aprender conhecimentos relacionados a desenvolver competências e habilidades no ambiente de trabalho de modo a aumentar a eficiência e a produtividade da equipe dentro de uma organização.

Já o especialista em gestão de projetos pode atuar em diversas áreas dentro da empresa. Esses profissionais são responsáveis por implantar sistemas, atender a normas, responder a auditorias e reestruturar operações que precisem de mudanças, além de atuarem em fusões e aquisições.

Quais as principais características de cada curso?

Agora que já deu para perceber como funciona cada curso e as principais diferenças entre eles, está na hora de conferir as características da gestão de projetos ou pessoas.

Conhecimentos específicos

O curso de Gestão de Projetos capacita o profissional em diversas etapas, tornando-o apto para gerenciar cronogramas, custos, riscos, aquisições, recursos, qualidade, comunicação, escopo, negociação e administração de conflito, gestão estratégica e economia empresarial.

Já na Gestão de Pessoas, o foco é ensinar o aluno a tomar decisões com base em tecnologias, a analisar os desafios e a desenvolver habilidades dentro da cultura e do perfil comportamental das empresas. Os conceitos de Análise de Pessoas — People Analytcs — e de Big Data também fazem parte de algumas das ferramentas ensinadas.

Matérias abordadas

No curso de Gestão de Pessoas, algumas das matérias abordadas são:

  • Estratégia no Meio Digital;
  • Negociação em Ambientes Dinâmicos;
  • Gestão de Comportamento Organizacional;
  • Planejamento, Recrutamento e Seleção;
  • Comunicação Interpessoal;
  • Avaliação de Pessoas;
  • Desenvolvimento e Retenção de Talentos;
  • Inovação e Gestão de Pessoas.

Já na Gestão de Projetos, são estudadas:

  • Gerenciamento Estratégico de Projetos;
  • Gestão de Contratações e Aquisições;
  • Gerenciamento de Custos;
  • Gestão de Comunicação;
  • Gestão de Escopo e Integração;
  • Gestão de Qualidade;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Gestão do Tempo.

Ambos os cursos contam com carga horária que varia de 240h no caso da Gestão de Pessoas e de 300h a 400h no caso da Gestão de Projetos.

Gestão de Projetos ou Pessoas? Qual escolher?

A escolha dos cursos vai depender da sua área de atuação. Quem gosta de trabalhar com RH e desenvolvimento humano, vai ter ótimos resultados na gestão de pessoas. Já quem gosta de atuar em projetos vai gostar de estudar o gerenciamento dos mais variados tipos de processos, desde linhas de produção até administrativos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças e as peculiaridades entre Gestão de Projetos ou Pessoas, está na hora de arregaçar as mangas e investir na especialização de sua preferência. Afinal, para vencer a concorrência, é necessário investir no aprimoramento da sua carreira.

Gostou das explicações? Já sabe qual curso vai fazer? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.