Em um ambiente tão complexo quanto dinâmico, há ao menos uma certeza inquestionável: as inovações vão continuar tendo um destaque importante. O processo de planejar, criar, monitorar e mensurar a execução de uma novidade — produto, serviço, funcionalidade etc.— exige estratégias e competências específicas cada vez mais procuradas.

gestão de projetos é um conhecimento essencial para corresponder às demandas de um mercado em constante transformação. Por isso, neste post, você entenderá um pouco mais sobre a importância da área e sobre as funções de um especialista em administrar novas demandas e iniciativas.

Além disso, você também saberá quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas se o seu objetivo é ser um profissional especialista em gestão de projetos. Vamos em frente e boa leitura!

Por que se especializar em gestão de projetos?

De acordo com informações do Instituto de Gerenciamento de Projeto (PMI), cerca de 12 trilhões de dólares são investidos, por ano, no esforço de criar ou aperfeiçoar produtos e serviços. O número é muito significativo e indica que cerca de 20% do PIB mundial é destinado, direta ou indiretamente, à gestão de projetos.

Os dados, por si só, respondem à pergunta que costuma invadir a mente dos profissionais que consideram uma especialização em gestão de projetos. Há, sim, motivos de sobra — em oportunidades de carreira e em ganhos financeiros, inclusive — para investir em uma formação completa, abrangente e de qualidade!

Ao desenvolver competências e habilidades aderentes ao contexto evolutivo do mercado, no qual a mudança é a única certeza e onde a competitividade estimula o aprimoramento de produtos ou serviços, o profissional ganha mais confiança para fazer parte de uma jornada transformadora, tanto para si quanto para a empresa em que trabalha.

Na prática, é simples: especialize-se em gestão de projetos para ser capaz de protagonizar o progresso do mundo corporativo e da sociedade como um todo.

Várias possibilidades de atuação

O gestor de projetos é um profissional versátil e que pode atuar em diferentes setores — agências, tecnologia da informação, mercado financeiro e contábil e tantas outras possibilidades. Se existe uma etapa de planejamento em alguma empresa, ela precisará desse profissional no seu quadro de funcionários.

Além disso, ele pode ser alocado para processos administrativos, auditorias, implantação de processos e mais. Como o campo de atuação é vasto, você pode até escolher uma empresa ou área de acordo com as suas afinidades e os seus interesses. Quer ser um especialista, analista, gerente ou diretor? A gestão de projetos também faz parte das obrigações dessas pessoas.

Alta demanda do mercado

O profissional de gestão de projetos é muito valorizado pelas empresas no mercado atual, pois advém do planejamento estratégico — fundamental para implantação de qualquer processo. Ele é essencial em diferentes segmentos e setores, afinal, ajuda a gerenciar melhor os recursos, aprimorar o desempenho da equipe e elevar a eficiência do negócio.

Segundo o Guia Salarial da Robert Half, a contratação de gestores de projetos para cargos de média e alta gestão no Brasil ganhou espaço em áreas de contabilidade e finanças. Com essa garantia de investimento e retorno no setor, percebemos a importância que esse profissional tem dentro das organizações.

O que faz um especialista em gestão de projetos?

O gestor de projetos tem grandes responsabilidades — e, depois de um trabalho bem-feito, certamente também tem grandes recompensas. Cabe ao profissional a missão de planejar, organizar, executar e acompanhar todas as tarefas ligadas a uma nova iniciativa empresarial.

A rotina de um gestor de projetos é marcada por avaliações de prazo e análises de recursos, por exemplo. Ao mesmo tempo em que é preciso garantir as entregas, deve-se manter a viabilidade financeira do projeto e, claro, motivar o time a continuar fazendo um bom trabalho.

Trata-se, portanto, de um profissional de múltiplas competências, capaz de traçar um panorama consistente, de lançar um olhar crítico sobre as etapas previstas e de assegurar o engajamento da equipe na finalização de cada fase. O gestor de projeto é, na verdade, um grande líder.

De forma geral, ao se especializar na área, o profissional passa a reunir aptidões que o permitem:

  • planejar cada etapa do projeto, do cronograma ao orçamento;
  • supervisionar os envolvidos, mantendo-os motivados;
  • verificar e confirmar os resultados de cada fase, garantindo a qualidade da entrega;
  • encontrar soluções criativas e coerentes para problemas inesperados.

gestão de projetos é uma área extensa, repleta de possibilidades e de oportunidades. O mercado precisa de líderes transformadores, e isso é exatamente o que uma formação robusta pode fazer por você.

O que se estuda no curso de gestão de projetos?

Um bom curso de gestão de projetos precisa contar com matérias de diferentes campos do saber e assuntos atuais. Ele deve capacitar os profissionais para aplicar a função em qualquer departamento da empresa e no seu segmento. Por isso, você aprenderá técnicas valiosas no gerenciamento de pessoas e processos.

Abaixo, você confere as principais disciplinas presentes no curso. Além delas, é ensinado sobre metodologias de gestão, PMO, comunicação e stakeholders em projetos, entre outros.

Gerenciamento e escopo de projetos

Na disciplina de gerenciamento e escopo de projetos, você aprenderá a identificar os recursos necessários para o sucesso do projeto, estruturar grupos, coletar requisitos indispensáveis e fazer acompanhamento. Assim, a empresa tem uma gestão mais eficiente ao estabelecer e alcançar metas e objetivos dentro dos prazos predeterminados.

Cronograma de projetos

Sabe quando acontece um imprevisto de última hora e toda a equipe tem que se virar em mil para terminar o projeto no prazo? Ao saber lidar com variáveis e controlar bem os cronogramas e as etapas, esse tipo de situação é reduzida ou até eliminada. Com uma disciplina de gestão de tempo, o profissional saberá estruturar estimativas de recursos e de atividades.

Gerenciamento de custos

Definir e controlar o orçamento de projetos é algo complexo e que exige atenção para evitar falta de recursos ou outros prejuízos. Ao aprender sobre gerenciamento de custos, você terá habilidades para estimar e estruturar a composição de custo, gerir o valor agregado e criar análises de desempenho e reservas.

Qualidade

Um processo importante e que deve fazer parte de toda empresa é o controle de qualidade. Não basta apenas idealizar um projeto, estabelecer metas e colocá-los em prática. É necessário acompanhar e se certificar de que tudo está saindo como o esperado para evitar riscos e imprevistos. Assim, todas as etapas precisam ser executadas com maestria.

Como se tornar um gestor de projetos?

A única maneira de se tornar um gestor de projetos completo, capaz de dominar teorias e técnicas com excelência, é investir em conhecimento. Consciente de que conhece a teoria e de que está apto a executá-las, na prática, o profissional tem mais segurança e autonomia para desenvolver um trabalho inovador, além de bem-feito.

A HSM University, o maior ecossistema de educação executiva do Brasil, é uma excelente alternativa de formação. A instituição oferece cursos de pós-graduação, voltados àqueles que buscam imersão total no tema, e cursos livres (com duração de 2 meses) para quem quer se atualizar na área. Todo o conteúdo é 100% online e conta com o know-how de profissionais gabaritados, atuantes no mercado e referência no assunto.

Se você deseja se especializar em gestão de projetos, vale a pena conferir as oportunidades da HSM University. Pode ser que o curso de Qualidade e Risco em Projetos seja exatamente o que você precisa para aplicar uma iniciativa ousada na sua empresa. Ou, talvez, a pós-graduação completa em Gestão de Projetos seja o conhecimento que falta para novos desafios na carreira. Explore e aproveite!

É provável que, a essa altura, você já esteja convicto de que a especialização em Gestão de Projetos é exatamente o que você precisa para galgar novos passos e desafios na sua carreira. A hora é agora! Conheça as opções da HSM University e comece já a sua pós-graduação!

Quero indicar um amigo