As startups, em geral, são empresas jovens com um modelo de negócio escalável, inovador e replicável, ou seja, que apresentam grande possibilidade de crescimento e potencial de ganho para os investidores.

Diferentemente das empresas tradicionais, as startups são desenvolvidas para empregar no mercado soluções inovadoras que envolvem a utilização de tecnologias disruptivas. No entanto, mesmo com esse tipo de empresa dominando diversas áreas, existem alguns desafios relacionados à gestão de startups, além de muitos empresários não saberem lidar com as suas particularidades para garantir o sucesso.

Por isso, ao longo deste conteúdo, você entenderá quais são os principais desafios de gerir uma startup e como superá-los, bem como a necessidade de se capacitar para isso. Falaremos também sobre como o curso de pós-graduação da HSMU pode ajudar você. Acompanhe para conferir!

Quais são os desafios na gestão de startups?

Gerenciar uma startup, sem dúvida, é uma tarefa complexa e que demanda muito comprometimento. Buscar investimentos, encontrar uma equipe engajada e garantir espaço no mercado competitivo são apenas alguns dos inúmeros desafios.

De modo geral, podemos dizer que a escalabilidade é um dos principais desafios para as startups, que consiste no crescimento da empresa. Embora tenha menor tempo de atuação no mercado, o fato de ser inovadora torna a escala um objetivo a ser conquistado em curto prazo. Por esse motivo, o desenvolvimento do produto/serviço requer muita dedicação por parte dos empreendedores.

Outra dificuldade enfrentada por essas empresas é obter o produto mínimo viável (MVP). Para isso, o empreendedor deve considerar o desenvolvimento do produto/serviço, o modelo do negócio digital, o segmento e o público-alvo que será atendido e a definição da proposta de valor. Esses critérios, na maioria das vezes, determinam o MVP.

Ter o controle da gestão financeira da startup também é um grande desafio. Afinal, diversas empresas deixam de existir por problemas nas finanças e no capital de giro. É necessário ter planejamento e saber quanto a organização precisará para começar, quanto será necessário de capital de giro para que se desenvolva no mercado e escale.

É importante destacar que, apesar de os desafios serem muitos, por causa da burocracia ou pela falta de investimento para quem está começando, com as informações certas e uma boa gestão, é possível superá-los e garantir que o seu foco seja exclusivamente no desenvolvimento da sua ideia e, é claro, na sua empresa.

Por que o universo dessas empresas é tão particular?

Diferentemente das empresas tradicionais, as startups buscam sempre a cultura da inovação. Por isso, são capazes de se moldar diante de situações diferentes. São versáteis e podem implementar rápidas mudanças a qualquer momento.

A tendência é que as startups entreguem soluções que se encaixam melhor na rotina dos clientes e que atendam as suas necessidades com maior eficiência. Elas costumam contar com equipes e gestores mais novos, que estão dispostos a evoluírem seus processos com agilidade, sobretudo por serem mais flexíveis para traçar estratégias e alcançar o sucesso desejado. Todos esses fatores específicos fazem com que o universo dessas empresas seja tão particular.

Como um líder de uma startup pode se capacitar para geri-la?

Administrar uma startup de forma eficiente exige algumas precauções. Não basta contar com a sorte, para permanecer nesse mercado é fundamental que o líder tenha capacidade para gerir o projeto e bastante conhecimento para tomar as decisões certas. Por isso, investir em capacitação é a melhor alternativa.

Atualmente, existem cursos focados em levar inovação para dentro das empresas, desenvolvendo novos modelos de negócios e transformando ideias em produtos. Com isso, o líder se torna um profissional capacitado para a gestão de projetos inovadores, compreendendo as tendências dos novos negócios digitais, focados na geração de valor.

Nesse cenário, o curso de Pós-graduação Digital em Startups and Future Management da HSM University busca capacitar profissionais que atuam, ou desejam atuar, nas startups e oferecer soluções inovadoras aos desafios em ambientes de rápida mudança, garantindo vantagem competitiva.

Gostou deste artigo sobre gestão de startups? Quer conhecer mais sobre o nosso curso? Entre em contato agora mesmo com a gente e tenha acesso às informações completas sobre esse e outros cursos da HSM University!