As startups, em geral, são empresas jovens com um modelo de negócio escalável, inovador e replicável, ou seja, que apresentam grande possibilidade de crescimento e potencial de ganho para os investidores.

Diferentemente das empresas tradicionais, as startups são desenvolvidas para empregar no mercado soluções inovadoras que envolvem a utilização de tecnologias disruptivas. No entanto, mesmo com esse tipo de empresa dominando diversas áreas, existem alguns desafios relacionados à gestão de startups, além de muitos empresários não saberem lidar com as suas particularidades para garantir o sucesso.

Por isso, ao longo deste conteúdo, você entenderá quais são os principais desafios de gerir uma startup e como superá-los, bem como a necessidade de se capacitar para isso. Falaremos também sobre como o curso de pós-graduação da HSMU pode ajudar você. Acompanhe para conferir!

Quais são os desafios na gestão de startups?

Gerenciar uma startup, sem dúvida, é uma tarefa complexa e que demanda muito comprometimento. Buscar investimentos, encontrar uma equipe engajada e garantir espaço no mercado competitivo são apenas alguns dos inúmeros desafios.

De modo geral, podemos dizer que a escalabilidade é um dos principais desafios para as startups, que consiste no crescimento da empresa. Embora tenha menor tempo de atuação no mercado, o fato de ser inovadora torna a escala um objetivo a ser conquistado em curto prazo. Por esse motivo, o desenvolvimento do produto/serviço requer muita dedicação por parte dos empreendedores.

Outra dificuldade enfrentada por essas empresas é obter o produto mínimo viável (MVP). Para isso, o empreendedor deve considerar o desenvolvimento do produto/serviço, o modelo do negócio digital, o segmento e o público-alvo que será atendido e a definição da proposta de valor. Esses critérios, na maioria das vezes, determinam o MVP.

Ter o controle da gestão financeira da startup também é um grande desafio. Afinal, diversas empresas deixam de existir por problemas nas finanças e no capital de giro. É necessário ter planejamento e saber quanto a organização precisará para começar, quanto será necessário de capital de giro para que se desenvolva no mercado e escale.

É importante destacar que, apesar de os desafios serem muitos, por causa da burocracia ou pela falta de investimento para quem está começando, com as informações certas e uma boa gestão, é possível superá-los e garantir que o seu foco seja exclusivamente no desenvolvimento da sua ideia e, é claro, na sua empresa.

Por que o universo dessas empresas é tão particular?

Diferentemente das empresas tradicionais, as startups buscam sempre a cultura da inovação. Por isso, são capazes de se moldar diante de situações diferentes. São versáteis e podem implementar rápidas mudanças a qualquer momento.

A tendência é que as startups entreguem soluções que se encaixam melhor na rotina dos clientes e que atendam as suas necessidades com maior eficiência. Elas costumam contar com equipes e gestores mais novos, que estão dispostos a evoluírem seus processos com agilidade, sobretudo por serem mais flexíveis para traçar estratégias e alcançar o sucesso desejado. Todos esses fatores específicos fazem com que o universo dessas empresas seja tão particular.

Como um líder de uma startup pode se capacitar para geri-la?

Administrar uma startup de forma eficiente exige algumas precauções. Não basta contar com a sorte, para permanecer nesse mercado é fundamental que o líder tenha capacidade para gerir o projeto e bastante conhecimento para tomar as decisões certas. Por isso, investir em capacitação é a melhor alternativa.

Atualmente, existem cursos focados em levar inovação para dentro das empresas, desenvolvendo novos modelos de negócios e transformando ideias em produtos. Com isso, o líder se torna um profissional capacitado para a gestão de projetos inovadores, compreendendo as tendências dos novos negócios digitais, focados na geração de valor.

Nesse cenário, o curso de Pós-graduação Digital em Startups and Future Management da HSM University busca capacitar profissionais que atuam, ou desejam atuar, nas startups e oferecer soluções inovadoras aos desafios em ambientes de rápida mudança, garantindo vantagem competitiva.

Gostou deste artigo sobre gestão de startups? Quer conhecer mais sobre o nosso curso? Entre em contato agora mesmo com a gente e tenha acesso às informações completas sobre esse e outros cursos da HSM University!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.