Ao contrário do modelo tradicional, que traz o foco nos processos, a gestão e cultura de resultados busca engajar seus colaboradores para obter números concretos. Entretanto, nem sempre é fácil manter a equipe engajada quando constantemente existem metas a serem alcançadas.

Diante de mudanças cada vez mais rápidas na mentalidade das empresas, vale a pena ficar por dentro de algumas informações interessantes para obter bons resultados no negócio.

Que tal não perder tempo e conhecer um pouco mais sobre essa abordagem, que se concentra justamente no alcance de metas para alavancar os resultados de sua empresa? Veja a seguir!

O que é gestão e cultura de resultados

Nesse modelo de gestão, toda a atenção deve ser direcionada para os resultados. Como o procedimento em si não guarda a maior relevância dessa abordagem, é possível criar novas estratégias e mudar os métodos de ação sempre que for necessário, a fim de potencializar os números. Ou seja, trata-se de uma conduta muito mais flexível e dinâmica, mas que também exige colaboradores atentos e qualificados.

A gestão e cultura de resultados garante maior autonomia para as equipes e favorece a descoberta de líderes que compreendem que o impacto de suas ações é muito mais relevante do que chegar cedo e cumprir sua carga horária.

Quais são os benefícios desse modelo de gestão

Como cada membro do time é estimulado a usar a criatividade para atender às expectativas da empresa e criar planos eficientes, todos se sentem responsáveis pelo sucesso do empreendimento. Assim, você conquista pessoas mais engajadas e motivadas ao seu lado.

Além disso, os processos ganham objetividade e há um melhor direcionamento nas ações. Logo, você consegue uma maior eficiência nas operações e reduz os custos de maneira considerável.

Assim, você terá colaboradores mais comprometidos, unidos e motivados. Sem contar que, com os procedimentos ficando em segundo plano, você não perde tempo com protocolos se precisar agir rapidamente, por exemplo.

Como implantar a gestão por resultados na sua empresa

Agora que você já sabe o que é a gestão por resultados, está na hora de aprender como implantar essa abordagem na sua empresa. Portanto, fique de olho nos próximos tópicos para entender melhor como fazer isso com mais sucesso.

Avalie os objetivos da empresa

Tenha em mente o que você deseja alcançar com a sua empresa e crie um direcionamento para chegar lá. Pode ser: reduzir acidentes, aumentar as vendas, entre outros aspectos. O importante é estabelecer metas!

Como elas são essenciais nesse modelo de gestão, devem ser claras, específicas, mesuráveis, relevantes, possíveis de atingir e com um prazo determinado. Você será capaz de direcionar os esforços da equipe e ajustar pontos que possam estar destoando.

Monitore as ações

Não adianta criar metas e não entender como estão as ações para alcançá-las. Você precisa fazer um monitoramento constante da atuação da equipe, para ter certeza de que todos estão trabalhando rumo aos objetivos estabelecidos. Dessa forma, você consegue corrigir eventuais desvios e aprimorar os pontos que precisam de ajustes antes que tudo saia do controle. Portanto, colete dados e estabeleça indicadores de desempenho.

Analise o desempenho da equipe

Para que a gestão e cultura de resultados dê certo, deve-se nutrir também uma cultura de feedbacks. Por ser um modelo mais dinâmico de gestão, eles devem ser constantes e bem precisos. De acordo com os indicadores de desempenho, você consegue mostrar ao colaboradores onde estão errando, fazer mudanças no grupo e identificar elementos que precisam de correções.

A gestão e cultura de resultados é uma forma de direcionar suas ações para a concretização de objetivos específicos. Isso gera números melhores, maior engajamento e um desenvolvimento progressivo do seu negócio.

No entanto, para aplicar esse sistema da maneira adequada, é necessário que o gestor estude e esteja sempre por dentro dos novos métodos e inovações. Sem isso, será muito difícil implementar essa nova mentalidade de maneira bem-sucedida.

Gostou das dicas? Então, continue conosco e conheça nossa pós-graduação em gestão estratégica de marketing.

Quero indicar um amigo