É fundamental que os líderes estejam atualizados sobre as melhores formas de gestão, pois é dessa forma que o ambiente profissional será mais colaborativo e eficiente. Caso contrário, os colaboradores podem desejar mudar de emprego ou se sentir desmotivados. Para mudar o quadro, é essencial contar com uma gestão por competências.

Neste texto você vai entender o que é a gestão por competências, qual é a importância dela e as principais vantagens que oferece. Acompanhe!

O que é a gestão por competências?

A gestão por competências faz parte da gestão de pessoas e tem o intuito de desenvolver e administrar as habilidades, atitudes e os conhecimentos dos colaboradores da instituição. Para isso, estimula os profissionais a desenvolverem as competências comportamentais e técnicas, entendendo que, a partir delas, a empresa será capaz de atingir as metas estratégicas.

Qual é a importância da gestão por competências?

Em um ambiente competitivo, as empresas passaram a procurar mais do que pessoas com experiências, recomendações e resultados alcançados em outras instituições. Mais do que isso, é necessário que a área de Recursos Humanos encontre exatamente os candidatos que têm as habilidades, experiências e os conhecimentos de que a instituição necessita.

Isso não é tudo: deve-se procurar, de acordo com as competências do talento, alocá-lo nas atividades em que ele tem mais capacidade para apresentar resultados de maneira inovadora, eficiente e engajada. Com isso, a empresa terá mais profissionais que estarão adaptados à cultura e às atividades desenvolvidas, diminuindo o número de abandonos e até mesmo de profissionais desmotivados.

Quais são as vantagens para a empresa?

Veja agora quais são as principais vantagens da gestão por competências para as empresas.

Ganho de motivação

Quando o profissional está realizando tarefas nas quais tem qualificação, ele fica mais motivado. Além disso, ao entender a cultura da empresa e corresponder a ela, ele terá mais condições de alcançar os resultados que a instituição espera.

Potencialização dos resultados

Alguém que sabe exatamente o que deve fazer, realiza as atividades de forma proativa, com mais empenho e capacidade técnica. Dessa forma, os processos são otimizados e os resultados são potencializados.

Redução da rotatividade

Um fator que leva os empregados a buscarem outras opções é a falta de compatibilidade entre a função exercida — ou mesmo a cultura empresarial — e as competências do colaborador. Ao encontrar a pessoa certa para cada área, a tendência é que o talento queira passar mais tempo na empresa.

Alcance das metas

Com uma gestão por competências, todo o grupo terá mais condições técnicas e comportamentais para realizar as devidas tarefas. Dessa forma, os objetivos e as estratégias da empresa serão mais acertados, aumentando as chances de que as metas da instituição sejam alcançadas.

Melhora do ambiente

Quando cada colaborador está no melhor lugar que poderia, a troca de informações entre os funcionários é mais objetiva e completa. Os conhecimentos são trocados de maneira mais proativa para que toda a equipe melhore o rendimento.

Desenvolvimento

Com a gestão por competências, os profissionais também são incentivados a exercitarem ainda mais suas competências para melhorar a execução das atividades. Com isso, os colaboradores se desenvolvem ainda mais e melhoram sua produtividade.

Para que uma gestão por competências seja efetuada, é necessário que o líder esteja preparado para comandar de maneira diferente, incentivando a proatividade e oferecendo sempre os feedbacks necessários.

Além de entender a diferença entre líder e chefe, é importante que esse profissional esteja por dentro das novidades que o mercado exige dele para que esteja preparado para liderar com segurança e eficiência. Uma das melhores formas de fazer isso é procurar uma instituição que é referência em gestão, como é o caso da HSM University.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então entenda como é possível fazer uma pós-graduação em gestão em 6 meses e aprimore o seu currículo!

Quero indicar um amigo