Estabelecer prioridades e identificar quais tarefas devem ser realizadas primeiro nem sempre é tão fácil quanto parece. No entanto, especialmente em segmentos ou grupos mais dinâmicos, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, é importante saber quais ações devem ser priorizadas, de modo que o trabalho flua da melhor maneira.

Para facilitar essas decisões, existem algumas ferramentas bem interessantes, como o Ice Score. Ela foi criada para ajudar você e sua equipe a entender o que é mais urgente e organizar suas atividades adequadamente.

Entenda melhor como funciona esse sistema e veja como ele pode ajudá-lo a otimizar os processos e projetos de sua empresa!

Afinal, o que é Ice Score?

Se o termo não lhe parece familiar, é importante saber que Ice Score se trata de um sistema que ajuda a organizar suas tarefas de acordo com a urgência. Em inglês, o “Ice” reúne as iniciais das palavras Impact, Confidence e Ease. Ou seja, Impacto, Confiança e Facilidade: os três critérios a avaliar.

Em relação ao impacto, você precisa pensar na repercussão que o projeto vai gerar na empresa. É algo grande? Vai ajudar a impulsionar seu nome, valorizar a marca ou atrair um grande cliente? Esses são alguns questionamentos que você deve levar em conta.

Já no quesito confiança, a ideia é pensar em quanto você e seu time acreditam que o projeto vai dar certo. Ele é muito desafiador ou arriscado? Por fim, é importante se perguntar: qual seria o grau de facilidade em realizar a tarefa?

Esse método foi empregado por muito tempo para definir quais são os melhores testes a serem aplicados. No entanto, sua eficácia fez com que sua abrangência fosse expandida, sendo hoje usado também para escolher tarefas e ações dentro de uma organização.

Qual é a sua importância para a empresa?

Realizar uma tarefa demanda energia. Portanto, quando você investe muito tempo e recursos em uma ação incerta, pode estar perdendo diversas outras operações ou iniciativas mais simples e potencialmente mais interessantes. Trata-se de um erro muito comum em empresas mais dinâmicas, como agências de publicidade e marketing ou escritórios de design.

Em muitos casos, o profissional prioriza um projeto que parece mais interessante, mas acaba negligenciando outros que poderiam ter eventualmente um impacto maior na organização. Isso ocorre quando há muitas ações acontecendo ao mesmo tempo e você tem dificuldade em descobrir por onde começar.

Com o Ice Score, porém, você evita perder tempo, consegue saber por onde começar com mais facilidade e otimiza bastante seus projetos.

Como esse método funciona na gestão de equipes e projetos?

Para realizar o Ice Score, o primeiro passo é unir a equipe. Ela vai avaliar a tarefa, dando uma nota de 1 a 10 em cada quesito e, ao final, você vai tirar uma média e comparar com a nota das outras atividades. Aquelas que tiverem as notas mais elevadas devem ser realizadas em primeiro lugar.

Entretanto, preste atenção em alguns pontos. Seu time precisa ser maduro e bem coeso a fim de que as notas sejam dadas de maneira honesta. Não adianta dar uma pontuação maior para uma tarefa só porque você gosta mais dela.

Uma dica é reavaliar os resultados depois que a totalidade da pontuação estiver pronta. Assim, você poderá lapidar e organizá-la com maior precisão.

O Ice Score é uma excelente ferramenta para estabelecer prioridades e organizar as tarefas por urgência. No entanto, você precisa se certificar de que a equipe está apta a avaliar as ações com imparcialidade. Para isso, deve-se investir em cursos e treinamentos. Quanto mais seus colaboradores entenderem a importância do sistema, maior será a precisão dos resultados.

Quer ficar por dentro de outras novidades? Siga as nossas páginas nas redes sociais e descubra mais dicas e inovações do mercado: estamos no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Quero indicar um amigo