Inovação e empreendedorismo é a dupla que vai garantir o sucesso de qualquer negócio. Quem entende muito bem disso é Elon Musk, que construiu e depois vendeu o Paypal e, atualmente, comanda a Tesla, fabricantes de carros elétricos, assim como a Spacex, que tem o objetivo de enviar o homem para Marte.

Parece loucura, não é mesmo? Mas esse empreendedor é sempre lembrado por quem busca aprender sobre liderança, vendas e, é claro, cultura da inovação. Quer saber o que ele aprendeu com tanta ousadia? Confira nosso post e fique por dentro de 6 lições de Elon Musk!

1. Mude sua estratégia, mas não o seu objetivo

Não é por que você fracassou começando um negócio próprio que precisa mudar seu objetivo. Elon Musk, por exemplo, queria trabalhar com tecnologia, mas não conseguia ser contratado por nenhuma empresa do setor. O que ele fez então? Criou sua primeira empresa nesse ramo, a Zip2.

O empreendedor não deixou seu objetivo de lado, apenas buscou uma estratégia diferente para ter sucesso.

2. Prepare-se para enfrentar desafios

Empreender não é um mar de rosas. O próprio Musk afirma que abrir um negócio é como “mascar vidro e encarar o abismo”. Vão surgir problemas e desafios pelo caminho, por isso é importante trabalhar bastante, corrigir processos e descobrir meios de obter recursos para fazer a empresa crescer. Nesse sentido, manter-se atualizado com cursos de pós-graduação também é uma boa saída.

3. Não conte com a motivação

Uma das estratégias de inovação de Elon Musk que os empreendedores devem ter como lição é não ficar esperando uma inspiração para fazer a diferença no mercado. Ele reforça que ter uma motivação pode ajudar, mas o importante é sempre trabalhar bastante para colher os resultados e não se frustrar no futuro.

4. Ofereça muito mais valor fazendo algo diferente

Trazer inovação para sua empresa é imprescindível para que você possa oferecer valor com algo diferente no mercado. Não adianta lançar algo igual ao que já existe. A Apple, por exemplo, revolucionou o mercado de telefonia com o iPhone, já que era algo inédito.

Caso não seja algo novo, a empresa deve lançar um produto ou serviço muito melhor do que as concorrentes. Isso porque os consumidores vão comprar da marca que confiam, podendo apostar no novo apenas se ele for superior.

5. Você não precisa mudar o mundo

Musk diz que poucas pessoas, de fato, vão mudar o mundo, então o melhor é esquecer essa ideia. Inovação e empreendedorismo devem andar juntos: é preciso ter um negócio que vai mudar a vida das pessoas e que seja útil para a sociedade. Basta ver o sucesso do Uber.

Ele ressalta que dá para ter sucesso mudando muito a vida de pouca gente ou ainda mudando pouco a vida de muita gente.

6. Esteja disposto a correr riscos

Os negócios, independentemente do segmento, não estão isentos de riscos. Segundo Musk, quanto maior a possibilidade de retorno de uma empresa, maior é o risco. Desse modo, quem tem medo de se arriscar, fica engessado e perde as melhores oportunidades do mercado.

Gostou de acompanhar as lições de inovação e empreendedorismo de uma figura que está acostumada a fazer investimentos futuristas e que dão retorno? Quem vai abrir um negócio pode se espelhar nessa e em outras histórias para se destacar no mercado.

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