Você sabe o que é inteligência de mercado? Trata-se de um conceito relevante para a gestão empresarial das companhias que desejam alcançar e se manter em um patamar de sucesso, pois ajuda a otimizar os resultados.

Trata-se de um conceito que é aplicado aos negócios que tem como principal finalidade procurar, cruzar e sistematizar informações relevantes e atualizadas sobre o nicho de atuação da companhia, bem como dos concorrentes e do comportamento dos clientes.

Tem interesse pelo tema e quer conhecer mais detalhes sobre a inteligência de mercado?! Então, continue a leitura deste post e confira informações relevantes sobre o assunto. Confira!

O que é inteligência de mercado?

Inicialmente, é fundamental entender esse conceito. Também conhecido como Business Intelligence, é um processo para captar e analisar dados brutos a fim de embasar tomadas de decisões.

A sua proposta visa realizar a coleta dessas informações por meio de mecanismos e procedimentos sistemáticos para, depois, transformá-las em conhecimentos e aplicá-los ao negócio a fim de conquistar cada vez mais clientes e obter vantagem competitiva.

De maneira geral, a inteligência de mercado tem como objetivo analisar dados para obter relevantes informações sobre os seguintes pontos:

• práticas de relacionamento e atendimento aos clientes;
  • tendências do nicho de mercado de atuação;
  • ações e estratégias adotadas pelos concorrentes;
  • comportamento do público atendido pela empresa.

Como esse conceito ajuda uma empresa?

A inteligência de mercado, como vimos, é uma prática importante para a tomada de decisões estratégicas com foco em resultados — fatores que são indispensáveis, pois atualmente movimentos empresariais adotados com base em intuições, achismos e experiências não são mais pertinentes nem eficazes.

Assim, as companhias que implementam a inteligência de mercado se tornam mais rápidas e competitivas, aumentando a produtividade, antecipando tendências e se adaptando de forma mais fácil a inovações e mudanças.

Quais são as vantagens de aplicá-la?

Existem diversas vantagens que a inteligência de mercado é capaz de proporcionar a uma companhia. A seguir, vamos apresentar as principais delas:

• conhecimento do público geral e de seus clientes de forma aprofundada, ampla e sistematizada — o que ajuda na criação de uma estratégia comercial;
  • serviço de atendimento mais personalizado, eficaz e humanizado;
  • acompanhamento de tendências de comportamento e consumo, novas tecnologias, alterações no perfil e nos padrões de consumo;
  • panorama detalhado sobre o nicho de mercado e atuação da empresa;
  • monitoramento das ações dos concorrentes;
  • aprimoramento nos processos de vendas.

Como aprofundar seus conhecimentos sobre o tema?

Os profissionais de gestão que se interessam pela inteligência de mercado e desejam aprofundar os seus conhecimentos no ramo podem realizar uma especialização para aprimorar o seu pensamento estratégico na área comercial.

Uma excelente opção é a pós-graduação digital em Estratégia Comercial para a Nova Economia da HSM University, um curso em que o estudante percorre 3 pilares fundamentais, sendo eles Competência Core, Mindset e Soft Skills, a fim de atingir o desenvolvimento profissional.

Agora que você já sabe o que é inteligência de mercado e as vantagens e conhece a importância para as companhias, aprofunde os seus conhecimentos acerca do tema para implementar esse conceito da melhor forma em seu dia a dia profissional.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação digital da HSM, entre em contato conosco!