Você sabe o que é inteligência de mercado? Trata-se de um conceito relevante para a gestão empresarial das companhias que desejam alcançar e se manter em um patamar de sucesso, pois ajuda a otimizar os resultados.

Trata-se de um conceito que é aplicado aos negócios que tem como principal finalidade procurar, cruzar e sistematizar informações relevantes e atualizadas sobre o nicho de atuação da companhia, bem como dos concorrentes e do comportamento dos clientes.

Tem interesse pelo tema e quer conhecer mais detalhes sobre a inteligência de mercado?! Então, continue a leitura deste post e confira informações relevantes sobre o assunto. Confira!

O que é inteligência de mercado?

Inicialmente, é fundamental entender esse conceito. Também conhecido como Business Intelligence, é um processo para captar e analisar dados brutos a fim de embasar tomadas de decisões.

A sua proposta visa realizar a coleta dessas informações por meio de mecanismos e procedimentos sistemáticos para, depois, transformá-las em conhecimentos e aplicá-los ao negócio a fim de conquistar cada vez mais clientes e obter vantagem competitiva.

De maneira geral, a inteligência de mercado tem como objetivo analisar dados para obter relevantes informações sobre os seguintes pontos:

  • práticas de relacionamento e atendimento aos clientes;
  • tendências do nicho de mercado de atuação;
  • ações e estratégias adotadas pelos concorrentes;
  • comportamento do público atendido pela empresa.

Como esse conceito ajuda uma empresa?

A inteligência de mercado, como vimos, é uma prática importante para a tomada de decisões estratégicas com foco em resultados — fatores que são indispensáveis, pois atualmente movimentos empresariais adotados com base em intuições, achismos e experiências não são mais pertinentes nem eficazes.

Assim, as companhias que implementam a inteligência de mercado se tornam mais rápidas e competitivas, aumentando a produtividade, antecipando tendências e se adaptando de forma mais fácil a inovações e mudanças.

Quais são as vantagens de aplicá-la?

Existem diversas vantagens que a inteligência de mercado é capaz de proporcionar a uma companhia. A seguir, vamos apresentar as principais delas:

  • conhecimento do público geral e de seus clientes de forma aprofundada, ampla e sistematizada — o que ajuda na criação de uma estratégia comercial;
  • serviço de atendimento mais personalizado, eficaz e humanizado;
  • acompanhamento de tendências de comportamento e consumo, novas tecnologias, alterações no perfil e nos padrões de consumo;
  • panorama detalhado sobre o nicho de mercado e atuação da empresa;
  • monitoramento das ações dos concorrentes;
  • aprimoramento nos processos de vendas.

Como aprofundar seus conhecimentos sobre o tema?

Os profissionais de gestão que se interessam pela inteligência de mercado e desejam aprofundar os seus conhecimentos no ramo podem realizar uma especialização para aprimorar o seu pensamento estratégico na área comercial.

Uma excelente opção é a pós-graduação digital em Estratégia Comercial para a Nova Economia da HSM University, um curso em que o estudante percorre 3 pilares fundamentais, sendo eles Competência Core, Mindset e Soft Skills, a fim de atingir o desenvolvimento profissional.

Agora que você já sabe o que é inteligência de mercado e as vantagens e conhece a importância para as companhias, aprofunde os seus conhecimentos acerca do tema para implementar esse conceito da melhor forma em seu dia a dia profissional.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação digital da HSM, entre em contato conosco!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.