Desenvolver a inteligência emocional no trabalho é fundamental. Isso porque essa é uma competência que ajuda a manter o foco, aumenta sua produtividade, evita que o estresse prejudique sua saúde e melhora o relacionamento entre você e sua equipe.

Esse conceito é mais simples do que parece, pois se relaciona com a capacidade que temos de compreender e de lidar com as emoções e sentimentos, sejam nossos ou de outras pessoas do nosso meio social, o que inclui os colegas e superiores do meio corporativo.

A seguir explicaremos melhor o conceito, como essa habilidade influencia sua carreira e como desenvolvê-la no trabalho. Confira!

O que é inteligência emocional?

Muitos profissionais escutam falar sobre o conceito, mas não entendem seu significado por completo. Trata-se da capacidade de lidar bem com a própria emoção e das pessoas com quem você convive, nesse caso, os colegas de trabalho.

Como exemplo, podemos pensar nas situações corporativas em que não agimos por impulso, ou seja, que conseguimos respirar fundo antes de dar uma resposta mais atravessada ou de tomar uma decisão.

A pessoa que usa a inteligência emocional na rotina de trabalho é aquela que aceita os feedbacks negativos e que identifica situações em que ela precisa se afastar, pois entende que há chances de se descontrolar e, assim, prejudicar o relacionamento com a equipe e também sua carreira.

Assim, saber gerenciar as emoções vai trazer ganhos ainda para sua saúde física e mental, evitando momentos de estresse.

Qual a importância dessa competência para a carreira?

Muitas pessoas, quando pensam no que é preciso para se destacar na vida profissional, logo se lembram das hard skills, ou seja, aquelas habilidades ligadas ao conhecimento técnico e científico. O ambiente corporativo é, realmente, muitas vezes associado à racionalidade.

Contudo, é necessário desenvolver também as soft skills, habilidades ligadas ao nosso comportamento e relacionamento interpessoal e aí é que entra a inteligência emocional no trabalho.

Quem desenvolve essa competência gerencia os prazos e pressões no dia a dia profissional, consegue trabalhar bem em grupo, liderar, negociar, aprimorar seus pontos positivos e até se sair bem frente a alguma mudança. Tudo isso aumenta a produtividade e motivação, impactando positivamente na harmonia do clima organizacional e nos resultados da empresa.

Como ter inteligência emocional no trabalho?

De que forma é possível desenvolver a inteligência emocional no ambiente corporativo? Acompanhe abaixo.

Conheça suas próprias emoções

O primeiro passo para caminhar em direção à inteligência emocional é o autoconhecimento. Você precisa se conhecer, entender suas emoções e saber qual é o impacto que elas têm no seu dia a dia e no trabalho que é feito.

Então, comece a se estudar. Quando ficar com raiva, por exemplo, entenda o que causou isso. Mas não avalie apenas no acontecimento que precedeu sua emoção, veja quais foram os seus pensamentos até chegar nesse estado.

Faça isso com todos os seus sentimentos. Depois de adquirir alguma prática, você provavelmente será capaz de identificar seus estados emocionais com mais facilidade, às vezes até mesmo antes de eles aparecerem. Em outras palavras: o profissional consegue antecipar suas reações, evitando que isso traga algum prejuízo na carreira.

Desenvolva a empatia

Quando falamos de inteligência emocional, estamos falando também da capacidade de lidar com as emoções dos seus companheiros de equipe. Para conseguir fazer isso, você precisa desenvolver a empatia.

Essa palavra bonita, e muito usada no meio organizacional, nem sempre é entendida da forma correta. Empatia significa ter a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, sentir o que ela está sentindo e entender os acontecimentos pelo ponto de vista dela.

Ao trabalhar essa habilidade no ambiente corporativo você conseguirá lidar com conflitos com mais precisão e aprenderá ouvir os outros. Isso melhora o processo de gestão de pessoas e reduz as insatisfações dos colaboradores.

Lide com a pressão do dia a dia

Não importa o quão bom você seja no seu trabalho, a pressão pode — e vai — estar presente no seu dia a dia. Ela faz parte da rotina organizacional, principalmente em períodos importantes de grande produção, de crise ou de mudanças nos processos internos.

Só que a pressão não precisa ser algo ruim. Tudo depende do ponto de vista. Enquanto algumas pessoas reclamam do excesso de cobrança, da falta de tempo ou da própria incapacidade de fazer as coisas, outras ficam felizes com os novos desafios, com as oportunidades de aprendizado e com a possibilidade de se destacarem.

Nesse sentido, busque pelas coisas que dão gosto ao seu trabalho. Encontre os pontos positivos das experiências, baseie-se neles e enfrente toda a tensão diária com um sorriso no rosto e animação, mesmo que seja difícil.

Desenvolva a autoconfiança

Outra forma de ter inteligência emocional no trabalho é adotando uma postura autoconfiante. Como fazer isso? Pense em sua trajetória profissional e em todas as suas conquistas. Enumere os aspectos que os colegas admiram em você.

Com essa reflexão, o profissional destaca suas potencialidades e começa a enxergar com outros olhos as críticas ou até mesmo os erros que pode cometer no dia a dia. Ele não deixa que essas questões abalem sua carreira, por outro lado: leva os feedbacks negativos como um aprendizado para se aprimorar e aceitar novos desafios.

Tenha uma visão otimista

Por último, quem tem essa competência socioemocional no ambiente de trabalho consegue ter uma visão mais otimista dos cenários: sabe que as crises vão passar e que é possível se empenhar e até inovar, mesmo nas situações mais desfavoráveis. Com isso, o profissional assume uma postura de líder, visto que consegue inspirar e motivar a equipe.

Como você pode ver, desenvolver a inteligência emocional no trabalho não é uma tarefa muito simples. É preciso se policiar e buscar o aprimoramento constante. Ao conquistá-la, sua vida profissional só tende a melhorar, permitindo que você se posicione como uma referência de liderança, um aspecto essencial para sua ascensão na carreira.

Agora você sabe que desenvolver essa competência terá um impacto positivo em sua carreira. Compartilhe então esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas entendam essa questão!