O empreendedorismo é um termo bastante conhecido e se refere à capacidade de identificar as oportunidades e inovar, propiciando, por exemplo, o início de um novo negócio.

Mas e quanto ao intraempreendedorismo? Você sabe o que significa? Em linhas gerais, segue a mesma ideia do empreendedorismo, porém é uma ação de iniciativa dos colaboradores dentro de uma empresa.

Quer entender melhor esse conceito, a sua importância e como incentivá-lo na sua empresa? Então, não perca o nosso post!

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo tem origem na palavra em inglês intrapreneur, que significa empreendedorismo interno. Isso porque também é fruto da criatividade e proatividade do profissional, no entanto se refere a algo que ocorre dentro das empresas, independentemente do porte.

É uma maneira de pensar em novos processos e soluções aproveitando os talentos que a organização já tem. São pessoas que conhecem todas as etapas do negócio, as necessidades dos clientes, como a concorrência trabalha e assim podem trazer uma visão diferenciada para a empresa.

É um conceito aplicado, principalmente, em organizações que apresentam uma cultura da inovação e, desse modo, abrem espaço para que a equipe possa expor as suas ideias, favorecendo o crescimento do negócio. Com isso, você motiva os seus profissionais, o que vai melhorar o ambiente organizacional e também aumentar a produtividade.

Qual é a importância desse conceito para o seu negócio?

O mercado é dinâmico, exigindo não só a transformação digital nas empresas, mas também que elas busquem formas de inovar. Assim, quando o intraempreendedorismo é incentivado, a empresa pode identificar falhas e adotar mudanças que vão transformar os seus resultados, fazendo-a se destacar dos concorrentes.

Outro ponto que devemos destacar é que, ao incentivar a participação dos colaboradores para que apresentem novas ideias e projetos, o gestor também consegue identificar lideranças. Com isso, tem a chance de realocar esses profissionais para que possam fazer a diferença na gestão das equipes.

Como incentivar o intraempreendedorismo na empresa?

Mas, afinal, como estimular o intraempreendedorismo entre os colaboradores? Veja algumas dicas a seguir:

  • esteja próximo da sua equipe e mantenha um canal de comunicação aberto com ela;
  • promova reuniões para que os colaboradores possam apresentar e discutir as suas ideias;
  • ofereça cursos de capacitação para que o seu time esteja sempre atualizado;
  • esteja aberto para escutar as ideias apresentadas, mesmo que não tenham uma correlação direta com o setor do seu negócio;
  • discuta os objetivos do negócio com os profissionais para direcionar melhor as ideias de cada um, mostrando como eles podem contribuir para o crescimento do negócio;
  • convide pessoas que possam apresentar cases de sucesso para palestrar na empresa;
  • reconheça sempre os esforços e as ideias apresentadas pela equipe.

Para sair na frente da concorrência, a sua empresa precisa adotar uma cultura em que o intraempreendedorismo seja incentivado. Dessa forma, é necessário abrir espaço para que os colaboradores possam inovar, apresentar soluções e até mesmo antever problemas.

Gostou das informações que trouxemos neste post para fazer a sua empresa crescer no mercado? Então, compartilhe este post com os seus amigos das redes sociais para que eles também fiquem por dentro desse conceito que é tendência no mundo corporativo!