Não há dúvidas de que as principais profissões do futuro estão atreladas à tecnologia. Por isso, é importante se preparar para integrar essa fatia tão importante do mercado, que, por sua vez, tem uma demanda crescente de sistemas e aplicações.

E para desenvolvê-las, conhecer determinadas linguagens de programação é essencial. Não sabe quais são elas? Veja, a seguir, um pouco sobre cada uma e o que fazer para se aprofundar nesse estudo!

Quais são as principais linguagens de programação do mercado?

Primeiro, é importante saber como as principais linguagens de programação atuam e como se diferenciam na prática. Confira!

1. Python

Sem dúvida, a linguagem Python está entre as mais requisitadas atualmente. Ela é eficiente para desenvolver variadas tendências de mercado, como machine learning, inteligência artificial, ciência, gestão e análise de dados.

2. JavaScript

Versátil, rápida e atualizada todo ano, a JavaScript é utilizada tanto para desenvolvimento front-end quanto back-end. É uma das preferidas de organizações de tecnologia, como Uber e Paypal, que precisam de servidores dinâmicos e seguros.

3. Java

Java é uma das linguagens de programação mais tradicionais, populares e sólidas até hoje. Orientada a objetos, é mais simples de aprender e por isso boa parte das empresas ainda depende dela para seus servidores e aplicações em geral.

4. Go

Nova, a linguagem Go combina detalhes da programação funcional com estilos orientados a objetos. Está em constante crescimento e, provavelmente, poderá substituir a Java e a C++.

5. C

Essa é uma linguagem bem comum no ambiente acadêmico e dá origem a outras derivações. Sua base é a lógica de criação de algoritmos e está presente na maioria dos sistemas operacionais.

6. C++

A linguagem C++ é a mais usada para desenvolver softwares para desktop e jogos que exigem muito hardware. Também se pauta em orientação a objetos e tem ampla aplicação.

Como aprender essas linguagens?

Aprender as linguagens de programação depende de muita dedicação e algumas etapas de estudo que fazem a diferença. Aqui estão sugestões valiosas para você começar!

Invista em bons cursos

De fato, nada como um curso superior ou técnico para se aprofundar na usabilidade dessas linguagens. No entanto, você também pode aprendê-las em cursos mais rápidos e intensivos, com uma carga horária menor. Apenas certifique-se da qualidade desses cursos e conte com excelentes professores.

Leia livros da área

A todo momento novos livros da área são publicados para registrar as últimas atualizações dessas linguagens. É importante se dedicar a essa leitura para identificar recentes mudanças e descobrir novas aplicações e possibilidades.

Busque material especializado

Por fim, procure sempre se aprofundar em outros tipos de materiais especializados. Vídeos, apostilas e compilados de exercícios para desenvolvimento de softwares são boas maneiras de treinar e aprender mais.

Como você pode ver, as linguagens de programação são as grandes responsáveis pela transformação digital que conhecemos hoje. Junto a técnicas de metodologia ágil, qualquer empresa pode transformar sua gestão, e você pode fazer parte disso ao ter esse conhecimento.

Gostou de saber um pouco mais sobre o tema? Assine nossa newsletter para receber outras notícias e dicas em seu e-mail!

Quero indicar um amigo