Se você almeja virar um programador de sucesso, a leitura é um hábito obrigatório que deve ser levado a sério na sua vida. Trata-se de algo essencial buscar conhecimento em livros de programação e autores considerados referências na área para extrair o melhor do conteúdo.

Seja você um programador iniciante, seja avançado, as obras listadas aqui ajudarão muito na sua carreira e vão impulsionar seus estudos. Confira abaixo nossa lista com 5 livros essenciais para quem está começando a aprender programação.

1. Use a Cabeça: Padrões de Projeto

A obra escrita por Elisabeth Freeman e Kathy Sierra explica didaticamente como os padrões são usados, por que devem ser utilizados e de que modo aplicar cada um.

Os padrões são fundamentais em qualquer processo, seja de desenvolvimento de softwares, seja em outro tipo de programação. A padronização permite que você tenha mais agilidade em seus processos e encontre possíveis problemas com mais eficiência.

2. TDD: Desenvolvimento Guiado por Testes

O livro “TDD: Desenvolvimento Guiado por Testes”, de Kent Beck, apresenta o Test Driven Development (TDD) — Desenvolvimento Guiado por Testes, em português — com exemplos práticos, mostrando como configurá-lo e efetuá-lo.

O TDD consiste em uma das técnicas cruciais no desenvolvimento de softwares. Saber tudo sobre ela vai ajudar em sua preparação para a execução de seus projetos da melhor forma.

3. Algoritmos: Teoria e Prática

Elaborado em linguagem de fácil entendimento para todos os níveis de programação, “Algoritmos: Teoria e Prática”, de Thomas H. Cormen, Charles Eric Leiserson, Ronald Rivest e Ronald L. Rivest, esclarece com profundidade os pormenores dos algoritmos.

O livro foi concebido como um estudo introdutório para iniciantes que desejam aprender sobre algoritmos e aplicá-los no desenvolvimento de softwares.

Sua primeira publicação data de 1989, e suas técnicas permanecem atuais até os dias de hoje. Ótimo conteúdo para programadores de primeira viagem!

4. Padrões de Projeto

A obra “Padrões de Projeto”, de Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, é um manual com soluções simplificadas e sucintas para problemas na área dos programas.

O best-seller foi escrito por quatro dos maiores profissionais na área da programação, cada um com seus projetos renomados em softwares.

5. Código Limpo

“Código Limpo” conta com três partes, explicando as práticas para escrever códigos limpos — que são melhores para a organização e desenvolvimento do seu projeto.

Ele fala da importância da nomeação apropriada, das estruturas dos códigos e como isso pode influenciar o seu programa. Conhecer o desenvolvimento correto de códigos limpos é fundamental para iniciantes na programação.

Se você deseja se tornar referência nessa área e entender diferentes tipos de linguagens de programação, tenha em mente que deve consumir conhecimento por todo tipo de formato — e os livros sempre são uma ótima fonte.

A leitura possibilita que você aprenda com os melhores, tendo acesso a mais conteúdo escrito por grandes especialistas no mercado. Além disso, os livros de programação lhe fornecem um entendimento muito maior do que se você optasse pelo consumo de vídeos.

Gostou das recomendações? Deixe um comentário com as suas sugestões de livros de programação importantes para quem está iniciando!

Quero indicar um amigo