Você estuda liderança ou deseja ampliar seu autoconhecimento? Então, ter contato com obras de pessoas que são referência é fundamental para conhecer cases de sucesso, obter ferramentas e, principalmente, saber como se diferenciar.

Para ajudar a saber por onde começar essa jornada, separamos 5 livros sobre liderança escritos por empresários, um matemático, uma memorialista e uma especialista em comunicação. Veja quais são esses títulos e expanda seus horizontes para conquistar ainda mais vantagem competitiva na carreira!

1. Primeiro os Colaboradores, Depois os Clientes

Em Primeiro os Colaboradores, Depois os Clientes: Virando a Gestão de Cabeça para Baixo, o executivo de negócios de tecnologia indiano Vineet Nayar comenta a inversão da pirâmide organizacional como forma de que toda a empresa trabalhe em função de quem está mais próximo ao que ele chamou de “Zona de Valor” ― onde estão os clientes. Na prática, a pirâmide invertida fica assim:

  1. clientes (zona de valor);
  2. colaboradores de linha de frente;
  3. supervisores;
  4. gerentes;
  5. vice-presidente e presidente.

Com isso, trouxe à tona a diferença entre o que é ser líder e chefe ao apostar em uma metodologia para capacitar os funcionários a terem autonomia para resolver uma série de conflitos e demandas dos clientes.

Nayar entende que os clientes formam uma imagem da empresa a partir do contato com o atendimento (linha de frente), portanto esses colaboradores precisam ser fortes e articulados.

2. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar

Dedicada a apoiar o empoderamento feminino, Sheryl Sandberg é um nome de peso quando o assunto é liderança. Atual chefe de operações do Facebook, ex-vice-presidente de vendas da Google e ex-chefe do Departamento do Tesouro norte-americano, ela discute a necessidade de haver maior presença feminina no universo do trabalho.

Para tanto, utiliza exemplos, relatos da própria experiência e dados estatísticos sobre a evolução da participação feminina no mercado, além de levantar questões sobre igualdade de gênero.

O objetivo é incentivar mais mulheres ― e também homens ― a lutarem por representatividade feminina ao mostrar maneiras de promover mudanças de mentalidade no mundo corporativo.

3. A Lógica do Cisne Negro

Analista de riscos, matemático, estatístico e respeitadíssimo trader, Nassim Taleb faz uma analogia interessante sobre eventos improváveis, mas capazes de modificar fortemente os cenários da vida e do mundo a partir da lógica do Cisne Negro.

Nesta obra, ele discute a dificuldade de as pessoas enfrentarem o desconhecimento, quando as únicas (ou principais) evidências que elas têm são fruto do empirismo (observação). É o que acontece no caso dos cisnes negros, que ninguém acreditava existirem, pois somente haviam conhecido cisnes brancos.

Taleb não trata os cisnes negros como exceção, mas como uma situação especial que será capaz de modificar completamente o mundo em qualquer área. A partir disso, ele desenvolve uma série de ferramentas e conceitos para identificar os tais “eventos cisnes negros”, ou seja, acontecimentos raros, porém impactantes.

4. Grande Magia

Em Grande Magia: Vida Criativa sem Medo, a ensaísta, memorialista e romancista Elizabeth Gilbert discute o processo criativo a partir de ricos ensinamentos que são transmitidos com leveza e, em alguns pontos, diversão.

Embora pareça um livro de autoajuda, a princípio trata-se de um relato em que a autora compartilha seu processo criativo, as dificuldades até ser consagrada com a primeira publicação (o best-seller Comer, Rezar e Amar), como sobreviver às críticas e se manter no foco de seus objetivos.

5. Viver sem Crise

Olga Curado é uma das principais jornalistas brasileiras e coach de imagem, comunicação e crise. Em Viver sem Crise, ela reúne 10 passos essenciais para encontrar uma vida equilibrada.

Os pontos abordados ensinam líderes, personalidades e pessoas comuns a evitarem dificuldades e saias-justas. Contudo, uma vez nelas, há como ter inteligência emocional e contornar essas situações de maneira positiva.

O líder do futuro é um profissional multifacetado que precisa ter uma visão holística sobre os mais diversos cenários. Então, temos a certeza de que esses livros sobre liderança são um ótimo cardápio para o processo de criação do líder que existe em você.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a se inspirarem nessas narrativas de liderança!

Quero indicar um amigo