A qualidade de um serviço ou produto está fortemente relacionada com a gestão de um negócio. Nesse sentido, para garantir eficácia em todos os processos, é fundamental se valer da estratégia organizacional e de algumas técnicas, como a metodologia ágil.

É um conjunto de práticas que pode ser aplicado a empresas de qualquer tamanho e setor, tendo como finalidade a integração maior das equipes, a redução de erros e a entrega de um trabalho de maior valor ao cliente.

Quer descobrir mais detalhes sobre esse conceito? Continue a leitura, conheça os principais tipos e dicas de como implementar essa prática de gestão!

O que é metodologia ágil e qual é seu objetivo?

A metodologia ágil é uma ferramenta essencial para as empresas que já vivem a transformação digital, com o rápido avanço das inovações, a concorrência alta do mercado e a entrega a clientes cada vez mais exigentes.

É que estamos falando de uma prática de gestão colaborativa e que organiza e agiliza os processos. Ou seja, há um gerenciamento constante de todas as etapas de um projeto, o que vai ajudar a lidar com imprevistos e minimizar os erros. Desse modo, caso haja a necessidade de ajustes, eles são feitos antes da conclusão do trabalho.

O método ágil tem como característica as atividades em equipe, a valorização da comunicação e feedbacks, a auto-organização e a atenção direcionada para o cliente, resultando em uma entrega de valor.

Quais são os principais tipos de metodologia ágil?

Existem alguns métodos para gestão de projetos que seguem esse conceito, permitindo um fluxo de trabalho mais organizado e melhores resultados. Confira os principais tipos.

Scrum

A ideia é dividir o projeto em ciclos ou sprints, que duram, geralmente, um mês, período no qual deve ser realizado um conjunto de atividades. As funcionalidades que serão implementadas são elencadas em uma lista de pendências ou backlog.

No começo de cada sprint é feita uma reunião de planejamento, na qual são priorizados os itens do backlog e selecionadas as atividades que a equipe é capaz de realizar nesse ciclo. Durante esse processo, são feitas reuniões diárias para acompanhamento e identificação de possíveis ajustes.

Ao final do ciclo, são apresentadas as funcionalidades que foram colocadas em prática e planejado o próximo sprint.

Lean

Metodologia pautada na objetividade, na eficiência e na redução de desperdícios nos processos, podendo ser aplicada em diversos negócios, inclusive as startups. A intenção é reduzir custos e tempo, utilizando o mínimo de recursos.

É preciso transparência na comunicação das equipes para eliminar os excessos na produção e identificar os problemas. Com isso, dá para otimizar os resultados, realizando uma entrega de qualidade.

Kanban

O Kanban é construído por checklists e tem como objetivo fornecer uma visão geral de todos os processos, realizando um encadeamento entre os fluxos de trabalho.

Funciona assim: uma tarefa não pode ter continuidade sem que a anterior tenha sido concluída. Para isso, o gestor precisa montar um mapa visual sobre os processos, que devem ser seguidos pelos profissionais.

Sua estrutura é simples, pois trata-se de um quadro dividido nas seguintes fases: “a fazer”, “em execução” e “finalizado”.

Como implementar essa prática de gestão?

Acompanhe abaixo o passo a passo para colocar uma metodologia ágil em prática:

  • análise — análise da empresa e identificação dos principais problemas nos processos e em produtos e/ou serviços;
  • definição — estudo das principais metodologias para escolher a mais adequada para a necessidade do seu negócio;
  • planejamento — organização das etapas para a implementação da metodologia e comunicação clara com toda equipe;
  • prática — momento de colocar em prática de acordo com o modelo de gestão escolhido;
  • acompanhamento — verificar se os resultados são positivos, realizando possíveis ajustes para eliminar e minimizar erros.

Seu negócio pode ser mais eficiente se você adotar a metodologia ágil que mais se encaixa em seus objetivos. Como há diferentes modelos, o ideal é o gestor buscar conhecimento para escolher o conjunto de práticas que vai garantir mais qualidade em seus processos.

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