Agilidade é a palavra de ordem. E, quando destinada ao gerenciamento organizacional, ela se torna mais prestigiada ainda. Entregar soluções com velocidade e oferecer valores que os consumidores desejam, sem atrasos, é a vantagem competitiva a ser explorada no momento presente. Dessa forma, as metodologias ágeis são extremamente úteis para obter esse resultado.

Elas foram criadas para otimizar o desenvolvimento de softwares, a fim de gerar mais rapidez e desburocratizar processos. Funcionou tão bem que hoje são utilizadas na criação de vários outros tipos de mercadorias e serviços e até mesmo na gestão de projetos e equipes.

Muito interessante, não é? Por isso, escrevemos este conteúdo sobre metodologias ágeis. Veja como tais ferramentas podem ajudar sua empresa a atingir objetivos em prazos reduzidos e com eficiência.

Como as metodologias ágeis funcionam?

É importante saber que os métodos ágeis são instrumentos de gestão, ou seja, cada um funciona de um modo. Logo, é preciso que você analise e identifique quais podem gerar melhores resultados operacionais na sua empresa.

Independentemente das técnicas escolhidas, existem alguns preceitos que são bastante similares, pois fazem parte da base do modelo ágil. Um exemplo evidente é que elas operam em sequências (etapas) curtas, sendo que, em cada unidade, uma parcela do projeto deve ser concluída para dar prosseguimento.

Em geral, os times são integrados, variados, multidisciplinares, compostos por um número reduzido de profissionais e têm autonomia para cumprir suas tarefas. A missão é criar soluções de alto valor para o público consumidor.

Importante! Vale mencionar que nenhuma metodologia elimina a implementação de disciplina, documentações e planejamento em todos os ciclos operacionais existentes.

Quais são os benefícios das metodologias ágeis para a organização?

Elas geram diversos benefícios aos projetos. Veja alguns exemplos práticos com foco nas vantagens.

Assertividade

A metodologia Lean é muito usada por startups e garante agilidade nas tarefas. Isso ocorre por causa do enxugamento de procedimentos graças à técnica Minimum Viable Product (MVP). Dessa forma, é possível diminuir o prazo em três bases fundamentais: redução de tempo, personalização de produtos/serviços e cumprimento das demandas.

Colaboração

Uma consequência positiva das metodologias ágeis que merece destaque é a colaboração por meio da comunicação entre as partes envolvidas no projeto. Alinhamentos diários podem ser realizados para atualizar o time quanto às tarefas e o andamento do projeto.

Produtividade

Como o projeto é dividido em etapas e cada integrante da equipe tem suas atividades bem-definidas, os resultados são rápidos e eficientes. Assim, todos compreendem que o cumprimento de cada passo depende de esforços conjuntos e individuais.

Um exemplo são as colunas da metodologia Kanban — simples e de fácil visualização. As principais são:

  • a fazer/realizar;
  • fazendo/realizando;
  • feito/realizado.

Quando o time tem uma data específica para avançar as etapas, a execução se intensifica e o propósito de concluir o projeto também.

Qualidade

O objetivo das metodologias ágeis é suprir todas as expectativas do consumidor. Por isso, as técnicas Lean e Scum exigem a presença do cliente para participar do processo de desenvolvimento da solução, assim garantem fidelidade e precisão na entrega.

Melhor atendimento

As demandas dos usuários (clientes) são consideradas para determinar os recursos e funcionalidades do produto. Dessa maneira, ao focar nas necessidades do público consumidor, é possível oferecer valores reais, assegurando feedbacks mais completos por meio de testes após a conclusão de cada etapa, a fim de reduzir custos e tempo por refação, por exemplo. Esse tipo de atendimento permite que ajustes importantes sejam efetuados antes de finalizar o produto.

E então, aprendeu como fazer seus projetos decolarem? As metodologias ágeis são tendências profissionais inovadoras que estão se tornando padrão para desenvolver soluções com alto grau de qualidade. Portanto, estude as técnicas mais compatíveis com seu segmento de negócio e aplique-as para criar ferramentas ou produtos que possam surpreender seu público-alvo.

Se você achou este material útil, cadastre-se na nossa newsletter para receber novos conteúdos.

Quero indicar um amigo