Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado o mindset empreendedor como uma solução para driblar os desafios do mercado de trabalho. Para termos uma ideia, uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostrou que, em 2018, 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 lideravam algum tipo de negócio.

Esse número representa não apenas aqueles grandes empresários cujas empresas já estão consolidadas na área: compreende até mesmo quem está começando nessa empreitada, com ideias simples, mas inovadoras. Com esse lema empreendedor, o profissional se aproxima ainda mais rapidamente dos seus objetivos.

Quer saber como desenvolver um mindset empreendedor e conquistar boas oportunidades com o seu negócio? Acompanhe as dicas deste artigo!

Saiba sempre onde quer chegar

Um dos grandes erros dos profissionais que desejam empreender é não ter um objetivo definido. Nesse cenário, optam por “organizar a casa” somente quando notam traços de sucesso ou qualquer tipo de retorno — e muitas vezes acabam perdendo recursos valiosos com essa prática, a exemplo de capital e tempo de trabalho.

Por isso, é preciso ter em mente em qual lugar você quer chegar e, então, traçar pequenas metas que vão aproximar você da conquista do objetivo. Se você almeja ser referência no comércio de calçados sustentáveis, por exemplo, pode começar com estudos de materiais ideais, encontrar o melhor canal para as vendas, dar início ao contato com o público e, com os feedbacks, aprimorar seus produtos.

Seja persistente

No mundo dos negócios, o profissional depende de diversas variáveis externas. Em alguns momentos ocorrem imprevistos que podem ser motivo de desânimo, mas o que difere e destaca os grandes empreendedores é sua persistência.

Se eles desistissem na primeira dificuldade, possivelmente não colheriam os lucros de seus negócios, concorda? Diante disso, tenha em mente que existe uma solução viável para o seu problema: basta encontrá-la!

Não tenha medo de correr riscos

Você tem uma ideia inovadora mas não há alguém ofertando serviços ou produtos semelhantes para fazer benchmarking? Não há problemas em assumir riscos e aprender com essa empreitada! Mesmo os erros são excelentes oportunidades para o crescimento sustentável e saudável.

Saber como abrir uma empresa já é o primeiro passo dado, mas também um grande risco. A partir daí, busque maneiras de se destacar diante da concorrência e oferecer algo que carregue sua expertise como diferencial.

Faça além do esperado

Pode ser que a sua ideia seja algo já oferecido no mercado por outras empresas. Nesse caso, vá além e entregue ao seu público-alvo uma solução que preencha os principais gargalos que esses consumidores notam em outros produtos e serviços já consolidados.

Ficar somente no básico até rende algum crescimento para os negócios, mas para abraçar o crescimento é necessário ter algo que, de fato, engaje os clientes e permita uma expansão no mercado.

Busque o conhecimento incessantemente

Por fim, saiba que toda jornada — no mundo dos negócios ou não — requer uma boa dose de conhecimento. As tendências mudam, da mesma forma que os desafios da sua área. Então, nada melhor do que estudar bastante para se antecipar a essas questões e, no momento em que elas chegarem ao seu empreendimento, tomar decisões acertadas em prol do crescimento.

Você pode buscar uma pós-graduação na área em que é tem formação ou investir em cursos livres. Ambas as opções são capazes de oferecer um repertório para que você tire bons insights e, assim, possa aplicá-los com eficiência e estratégia no seu negócio.

Como vimos, o mindset empreendedor requer coragem e dedicação por parte do profissional — essas são as verdadeiras chaves para o sucesso. Se você quer ter o próprio negócio, siga as dicas deste post e invista de forma consciente em suas ideias, sempre renovando suas fontes de referência e conhecimento.

Se está em busca de um parceiro para adquirir as competências necessárias ao empreendedor bem-sucedido, conheça as ofertas da HSM University! Entre em contato conosco!

Quero indicar um amigo