As pessoas são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento. Uma equipe motivada vai prestar um atendimento melhor aos seus clientes e, consequentemente, conseguir melhores resultados com menos recursos, já que se identificam com a empresa e vestem a camisa do negócio.

Mas, para isso, você precisa motivar a equipe constantemente. E como a gente sabe que fazer isso pode ser um grande desafio, resolvemos trazer neste post 5 dicas muito legais e que vão fazer toda a diferença no seu negócio. Continue lendo e confira todas!

1. Conheça o seu colaborador

O primeiro passo para motivar a equipe é conhecer os seus colaboradores. Você precisa saber quem são as pessoas que compõem seu time, qual o seu perfil, sua personalidade, suas demandas, seus pontos fortes e fracos, bem como suas necessidades.

Somente assim será possível entender quais ações surtirão efeito sobre a equipe. Caso contrário, você correrá o risco de gastar tempo, energia e recursos, e ainda não alcançar o resultado esperado.

2. Estabeleça metas alcançáveis para motivar a equipe

Poucas ações são mais motivacionais do que o estabelecimento de metas. Elas ajudam os colaboradores a manter o direcionamento e o foco em um objetivo a ser alcançado. No entanto, para que a estratégia funcione, é essencial que elas sejam claras e possíveis.

Metas muito genéricas ou grandiosas demais podem gerar o efeito inverso, já que os colaboradores podem sentir o objetivo bem distante. Para evitar que isso aconteça, fracione as metas em objetivos menores. Isso vai facilitar a gestão do tempo e o monitoramento dos resultados.

3. Comunique-se com a sua equipe

Uma boa comunicação é essencial para manter as relações de trabalho estáveis dentro de uma equipe, e isso não quer dizer simplesmente conversar com as pessoas. Comunicar-se de maneira motivacional significa oferecer feedbacks positivos e negativos.

Ao deixar claro o que a empresa espera do colaborador e quais pontos ele precisa melhorar, você consegue motivar a equipe demonstrando que se importa com o seu trabalho e que a incentiva a buscar sempre o seu melhor, além de evitar ruídos e fofocas.

4. Valorize novas iniciativas

Quem desempenha um bom trabalho precisa ser sempre valorizado e, dentro de uma empresa, a inovação e a autonomia são habilidades muito importantes. Por isso, você deve saber reconhecer o trabalho de pessoas que buscam soluções inovadoras e que têm a iniciativa de pensar diferente ou adiantar-se a um problema.

Assim, você também incentiva uma competição saudável entre os colaboradores que, certamente, renderá bons frutos.

5. Invista em benefícios e recompensas

Um bom programa de benefícios e recompensas costuma ter um grande poder motivacional, além de ser uma ótima técnica de persuasão. Afinal, qualquer meta fica mais interessante se estiver valendo uma bonificação ou um prêmio desejado, não é? Mas antes de estabelecer essas recompensas, certifique-se que os seus colaboradores realmente vão se interessar pelo prêmio escolhido.

Motivar a equipe de maneira contínua pode ser um grande desafio. No entanto, a tarefa não é tão complicada quanto parece. Basta que os líderes da empresa tenham sempre o foco nas pessoas. Assim, uma boa comunicação, um programa de recompensas e um estabelecimento de metas, por exemplo, serão atitudes naturais dentro do dia a dia da organização.

Gostou das dicas que listamos neste post? Então aproveite a oportunidade e veja também nossas soluções para a formação de equipes de alta performance!

newsletter

Novidades de HSMU por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Quero indicar um amigo

Entre em contato com a equipe HSM University.